No último sábado (15), o estacionamento do Novo Mangueirão em Belém foi o palco para cerca de 150 mil pessoas que participaram do terceiro dia do “Parárraiá, o São João da Amazônia”. O evento, organizado pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), contou com apresentações de Manu Bahtidão, Dennis DJ, Nattan, Xeiro Verde e a aparelhagem Príncipe Negro.
O governador do Pará, Helder Barbalho, esteve presente na terceira noite e anunciou o show de Nattan, uma das atrações mais aguardadas. Antes de introduzir o cantor cearense, Helder Barbalho trouxe uma notícia positiva: a expansão do “Parárraiá” para o próximo ano.
“No próximo ano, teremos dois finais de semana de evento. Vamos trazer mais atrações, valorizar a cultura local e criar um espaço para apresentações de quadrilhas. Nosso objetivo é incrementar ainda mais o maior festival junino da Amazônia”, afirmou o governador.
Ele também destacou a importância de Belém sediar um grande evento junino. “Estou muito feliz em ver Belém acolher o maior festival junino da Amazônia. É um festival organizado, com mais de 100 mil pessoas, que acompanharam quadrilhas, aparelhagens e shows nacionais e locais. Isso coloca Belém na rota de grandes eventos”, disse Helder Barbalho, ao lado da vice-governadora Hana Ghassan.
Encerramento e Surpresas
O “Parárraiá” será encerrado neste domingo (16) com shows de Xand Avião, Joelma, João Gomes, Pinduca e Carabao, além das quadrilhas Paraíso Junino e Tradição Junina.
Uma surpresa especial na terceira noite foi a presença da apresentadora Regina Casé, que anunciou o show de Manu Bahtidão. “São João na Amazônia é uma celebração das tradições. Tenho paixão pelo Estado e pela floresta. Esta noite é sobre música e dança”, disse Regina Casé.
O público estava em clima de total animação. Breno Costa, 29 anos, chegou cedo ao evento com sua esposa e amigos para assistir ao show de Nattan. “É meu primeiro dia aqui. Escolhi por causa do show do Nattanzinho. Vou ficar até de manhã”, declarou.
Além dos shows, as quadrilhas juninas Balão de Ouro e Rainha da Juventude encantaram o público. Telma Bezerra, 68 anos, levou seus netos para aproveitar e conhecer mais sobre a cultura junina. “Meus netos estão adorando. Olha como estão animados”, disse ela, ao lado de Caio, 12 anos, e João Miguel, 8 anos.
Feira de Economia Criativa
O “Parárraiá” também oferece uma Feira de Economia Criativa, com 20 estandes de produtos artesanais como joias, acessórios, roupas e paper craft, curada pela Secult. Paola Richeder, 32 anos, que vende camisas temáticas regionais, destacou a importância do espaço. “É muito importante para quem empreende em Belém. As pessoas valorizam muito e sempre compram as peças com a bandeira do Pará”, comentou.
Segurança Reforçada
O evento conta com um planejamento de segurança envolvendo mais de mil agentes em cada noite. O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) coordena as ações de segurança e utiliza o “IMEIGUARD”, uma ferramenta tecnológica que ajuda na identificação e recuperação de celulares roubados e furtados.
Programação da Última Noite do ‘Parárraiá’
Domingo, dia 16:
- Atrações: Xand Avião, Joelma, João Gomes, Pinduca e Carabao.
- Quadrilhas: Paraíso Junino e Tradição Junina.
- Local: Estacionamento do Novo Mangueirão, Rodovia Augusto Montenegro, Belém.
- Horário: A partir das 18h.
- Entrada: Gratuita. Venda de camarotes no site: www.brasilticket.com.br.
Observações: É proibida a entrada de mochilas, armas, garrafas de vidro e objetos cortantes. As vagas no estacionamento são limitadas e os tickets devem ser adquiridos antecipadamente.