Servidores da saúde pública municipal recebem homenagem na Câmara de Vereadores de Belém


O serviço de imunização da rede de saúde pública de Belém recebeu homenagem da Câmara Municipal. Profissionais, professores e autoridades da área da saúde receberam homenagem em sessão especial realizada na manhã desta sexta-feira, 27, pelos 50 anos do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Cerca de 50 pessoas receberam o certificado como reconhecimento pela contribuição ao serviço de vacinação da população da capital paraense. A iniciativa foi uma proposição da vereadora Enfermeira Nazaré Lima.

A mesa da solenidade foi composta por autoridades, representantes de universidades públicas e privadas e de entidades representativas do setor de imunização. A vereadora que propôs a homenagem ressaltou a importância do PNI, que completou 50 anos no dia 18 de setembro de 2023.

Êxito na prevenção e combate a doenças

Ela também enfatizou a dedicação dos profissionais na vacinação, que erradicou várias doenças em todo o Brasil. “O PNI brasileiro é um exemplo de êxito, sobretudo, um exemplo de acesso à população mais vulnerável. Este momento é importante porque mostra o reconhecimento e o agradecimento desta Casa a vocês que se dispuseram na luta de combate à pandemia da Covid-19”, disse a vereadora à plateia formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem e outros profissionais, que trabalham diretamente com o serviço de imunização no município de Belém.

Representando o titular da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Pedro Anaisse, o servidor da Sesma, Fernando Silva, destacou a contribuição dos servidores da secretaria para a implementação do PNI em Belém e enfatizou o atual momento de valorização das vacinas e incentivo à imunização da população.

“Temos que celebrar este momento, pois, após quatro anos de negacionismo e obscurantismo em nível nacional na condução da política de saúde, hoje conseguimos ver mudanças. Mas, ainda temos muitos desafios a serem enfrentados como o fortalecimento da atenção básica que começamos a trabalhar com o programa APS do Futuro”, pontuou Fernando Silva.

Reconhecimento – Uma das homenageadas mais aplaudidas da sessão especial foi a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Sesma, Nazaré Athayde, uma das maiores referências da área, com reconhecimento nacional pela dedicação à implementação do PNI. Ela agradeceu a homenagem e falou rapidamente da sua trajetória e da importância do PNI.

“Estou honrada com a homenagem e ressalto que o PNI é o maior programa de vacinação do mundo e tem reconhecimento internacional. Nesse processo,  o mais importante é o envolvimento da sociedade. Agradeço a todos os colaboradores, os trabalhadores linha de frente, que fazem chegar a vacina aos locais mais longínquos desse estado e desse país ”, enfatizou Nazaré Athayde.

Pioneirismo

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) teve sua origem na primeira campanha de vacinação em massa realizada no Brasil, sob a liderança de Oswaldo Cruz, o pioneiro da saúde pública no país. Seu objetivo era controlar a disseminação da varíola e o sucesso dessa campanha demonstrou o potencial da vacinação em massa para erradicar doenças. O programa também contribuiu para a erradicação de doenças como poliomielite e sarampo.

O PNI se consolidou como uma iniciativa governamental após a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988, garantindo a saúde e a inclusão social de todos os brasileiros, independentemente de sua origem, raça, gênero ou classe social.

Hoje, 50 anos após sua criação, o PNI é considerado uma das maiores conquistas da saúde pública no Brasil e é reconhecido mundialmente como referência.