Mangueirinho Sedia Estreia de Brasil x Austrália no pré-olímpico de basquete feminino

 

A arena Guilherme Paraense, conhecida como Mangueirinho, será o palco dos jogos pré-olímpicos de basquete feminino entre 8 e 11 de fevereiro. O torneio começa com Alemanha e Sérvia às 17h, seguido por Brasil e Austrália às 20h no dia 8. O Mangueirinho, que passou por uma reforma completa, será oficialmente reaberto no dia da estreia, com capacidade para acomodar até onze mil espectadores. As quatro equipes visitantes já começarão os treinos no local nesta terça-feira, 6.

Este torneio, inédito no Brasil, oferece três vagas para as Olimpíadas de Paris, na França, que acontecerão em julho deste ano. Os ingressos, vendidos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), estão disponíveis no site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e nas lojas Lobo. No site, os interessados podem encontrar todas as informações sobre gratuidades, como local de retirada e quem tem direito.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) espera que, após o evento, o espaço seja utilizado por equipes locais. O Mangueirinho recebeu uma nova pintura interna, um novo piso na quadra e melhorias no sistema elétrico e de refrigeração. O ingresso adquirido para o dia permite ao torcedor assistir a todas as partidas disputadas naquela data. Portanto, quem comprar o passe para o dia 8 poderá assistir tanto ao jogo das 17h quanto ao das 20h, que é o da Seleção Brasileira.

Os espectadores presentes no Mangueirinho terão acesso a um bar com venda de lanches e bebidas frias, além de estacionamento pago. Durante os jogos, haverá intervalos de 15 minutos, onde serão realizadas apresentações de dança, animação de torcida, entre outros.

No formato do torneio, todos os times se enfrentam e, ao final, os três primeiros colocados avançam para a disputa dos Jogos Olímpicos. O pré-olímpico é organizado pela CBB, a principal entidade do basquete brasileiro, responsável pela organização e chancela dos eventos e representação dos atletas do basquete no Brasil, sendo filiada à Federação Internacional de Basquete (Fiba) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Para Cássio Andrade, titular da Seel, a competição representa uma importante iniciativa do Governo do Pará em apoio ao esporte paraense. “É um prazer receber as quatro seleções que participarão do pré-olímpico. A Seel fará parcerias com as federações e clubes para abrir as portas do Mangueirinho, para que volte a ser um centro de atividades esportivas de várias modalidades e palco de competições nacionais neste belo equipamento que é para o povo paraense”, antecipa.