Governo do Estado avança na construção de novas Usinas da Paz no Pará

DCIM/100MEDIA/DJI_1225.JPG

O governo do Pará continua trabalhando para aumentar o número de Usinas da Paz, levando o moderno complexo multifuncional para novos municípios paraenses. Integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, o projeto das UsiPaz tem se fortalecido como um dos mais bem sucedidos programas de cidadania do país e transformado a vida de milhões de pessoas por meio de ações e serviços que abrangem áreas cruciais para a transformação social.

Atualmente, já estão em funcionamento nove Usinas, sendo 7 na Região Metropolitana de Belém (Cabanagem, Bengui, Guamá, Terra Firme, Jurunas/Condor, Ananindeua, Marituba) e duas na região sudeste do Estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás). Além dessas, até o momento, outras 28 UsiPaz estão em construção, nos municípios de Altamira, Marabá, Bragança, Cametá, Abaetetuba, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá,. Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinas, Benevides, Tomé-Açú, Icoaraci e São Félix do Xingu.

De acordo com a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, levar o maior complexo de cidadania do Brasil para outros municípios do Pará é ampliar o acesso da população as oportunidades sociais, por meio de serviços de educação, cidadania, saúde e um ambiente seguro para toda a familia, desde a criança até o idoso. “É importante reforçar que, mesmo neste processo de construção, as Usinas da Paz já estão transformando vidas, pois garantem vagas diretas e indiretas no mercado de trabalho”, enfatizou Hana.

Para o secretário de Cidadania do Pará, Igor Normando, a expansão do número de Usinas da Paz em construção no Estado reforça a importância e a grandeza deste projeto, que tem mudado as vidas de milhares de paraenses. “O Governo do Estado segue firme com o objetivo de levar este projeto fantástico a um número cada vez maior de municípios, possibilitando que cada vez mais paraenses possam ser beneficiados pelos serviços e pela estrutura oferecida pelas Usinas da Paz.”

As obras em andamento para a construção de novas Usinas da Paz estão gerando mais de 1.200 novos postos de trabalho no Pará. Estima-se também que, quando concluídas, as 28 novas usinas beneficiem diretamente mais de 3.2 milhões de pessoas. A expectativa é que, até o final da atual gestão estadual, o Pará tenha 40 novas Usinas da Paz em funcionamento.

Os complexos multifuncionais vão dispor de estruturas modernas e funcionais, onde serão oferecidos mais de 70 serviços intersetoriais, como cursos, oficinas, eventos e ações nas áreas da cidadania, esporte, saúde, cultura e lazer. Todas as ações são disponibilizadas de forma gratuita à população, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.