Parceria entre CIIR e Hemopa Pode Salvar Mais de 500 Vidas no Pará


O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em colaboração com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), deu início nesta terça-feira, 16, à primeira ação de educação em saúde de 2024. Realizada na unidade móvel instalada em frente ao Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Belém, a iniciativa promoveu a doação voluntária de sangue, envolvendo pacientes, acompanhantes e profissionais da instituição. A campanha continua nesta quarta-feira, 17, no próprio CIIR.

Impacto Esperado e Cronograma

A expectativa é que, ao longo desses dois dias, sejam coletadas até 140 bolsas de sangue, beneficiando aproximadamente 560 pessoas atendidas na rede de saúde pública e privada em todo o Pará. A campanha de doação de sangue faz parte da “Campanha de Verão”, que envolve parcerias com instituições públicas e privadas durante o mês de julho para garantir a manutenção dos estoques de sangue da hemorrede estadual.

Desafios e Importância da Doação

Priscila Nobre, assistente social do Hemopa, enfatiza a importância da parceria com o CIIR para estimular a doação de sangue, especialmente durante o mês de julho, quando há uma queda histórica nas doações devido às férias escolares. “Durante este período, há uma diminuição significativa de doadores, enquanto a demanda aumenta devido ao aumento de acidentes”, explica Nobre.

A diretora executiva do CIIR, Rejane Xavier, expressou sua gratidão aos doadores e organizadores da campanha. “Agradeço o empenho de todos os envolvidos nesta mobilização de solidariedade e responsabilidade social. Tenho certeza de que repetiremos o sucesso das coletas anteriores”, afirma Xavier.

Testemunhos de Doadores

Larissa Santiago, de 30 anos, doadora desde os 19, destaca a importância da doação para salvar vidas. “Saber que minha bolsa de sangue pode salvar até quatro adultos ou seis crianças me faz sentir útil e grata”, compartilha Santiago.

Wandernice Carneiro, de 49 anos, doou sangue pela primeira vez enquanto acompanhava seu filho na reabilitação. “Sempre quis doar, mas nunca encontrava tempo. A unidade móvel facilitou muito”, conta Carneiro. “Doar sangue me proporcionou um sentimento de gratidão por poder ajudar outras pessoas.”

Requisitos para Doação de Sangue

Para doar sangue, é necessário:

  • Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte).
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal).
  • Pesquisar mais de 50 quilos.
  • Estar bem alimentado (não estar em jejum).
  • Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação.
  • Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação.
  • Manter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
  • Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue após um intervalo de dois dias (Coronavac) ou sete dias (outras vacinas).

Acesso aos Serviços do CIIR

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem acessar os serviços do CIIR através de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que direcionam os pacientes à Regulação Estadual. O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: O CIIR está localizado na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000. Para mais informações, ligue para (91) 4042-2157/58/59. O Cetea está situado na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos.