Profissionais da rede municipal de ensino discutem as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil de Belém


“O Currículo da Educação Infantil: da base teórica à prática educacional”. Esse é o tema de um encontro de formação, que busca abrir um diálogo profundo sobre  as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Belém (RMEB). A intenção é que o profissional de educação construa um currículo, que leve em consideração a criança como protagonista de conhecimento e que estabeleça um olhar sensível sobre a infância, respeitando o contexto social do estudante.

O II Encontro Formativo com os coordenadores pedagógicos e assistentes pedagógicos da RMEB ocorre nesta terça-feira, 5, e quarta-feira, 6, no auditório do Centro de Formação de Educadores Paulo Freire (CFPPF) da Secretaria Municipal de Educação(Semec) da Prefeitura de Belém.

No primeiro dia do evento, 5, participaram os profissionais de educação dos distritos de Belém (Dabel), Icoaraci (Daico), Outeiro (Daout) e Bengui (Daben). A temática do encontro partiu dos professores e coordenadores das escolas, que acreditam na importância da discussão sobre o currículo para o embasamento desses profissionais na construção das aulas, que são administradas nas escolas.

“É um aprendizado muito importante pra gente que trabalha com educação. O conhecimento que se adquire aqui nós levamos pra escola, para trabalhar com os professores e toda a comunidade, no intuito de melhorar o aprendizado das crianças e a inclusão das famílias”, disse a coordenadora Pedagógica da Uei Cohab III, Ana Claudia Souto.

Primeiro passo

Para a formadora Bárbara Silva, especialista em educação, do Centro de Formação Paulo Freire, dialogar sobre as diretrizes curriculares é o passo inicial para construir o currículo da própria escola. “As diretrizes curriculares da educação infantil da rede municipal abrem o caminho inicial e servem de base, mas quem faz o currículo da escola é a própria escola. É lá que todo esse dialogo é materializado”, declarou Bárbara.

Durante a programação do primeiro dia, os participantes, além da discussão sobre pontos importantes das diretrizes curriculares, tiveram a oportunidade de socializar experiências realizadas nas escolas.

Parâmetros

As Diretrizes Curriculares são um conjunto de parâmetros e princípios estabelecidos, com o objetivo de nortearem a Educação, orientando as  instituições de ensino e educadores quanto aos fundamentos e procedimentos adotados, da educação infantil ao 9º ano. Para isso, as diretrizes curriculares se baseiam especialmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A construção das diretrizes da rede municipal de Belém ocorreu de forma democrática. Profissionais da educação municipal, sindicatos e universidades públicas e particulares puderam contribuir.

Pensando na educação integral do indivíduo, as diretrizes curriculares da educação municipal, valoriza os princípios da educação ambiental, da educação do campo, das águas e das florestas, pensa em uma educação não racista, inclusiva e sem preconceitos e dá o protagonismo para a história, geografia, sociologia e a filosofia na formação do estudante, diferente da  BNCC que trata, a grosso modo, essas disciplinas como optativas.