Na busca por fortalecer a gestão de resíduos sólidos na capital paraense, a Prefeitura de Belém estabeleceu como prioridade o apoio e reconhecimento às cooperativas de coleta seletiva. Em uma cerimônia realizada no Palácio Antônio Lemos, na noite da última terça-feira, 16, a gestão municipal formalizou seu compromisso com os catadores em parceria com o Governo Federal.
O evento testemunhou duas iniciativas cruciais. Primeiramente, a assinatura do decreto que oficializa os membros do Comitê Integrado para Gestão de Resíduos Sólidos e Economia Circular. Em seguida, a formalização de um termo de parceria para o desenvolvimento do programa Acelera Escola de Reciclagem.
Exportações de açaí crescem 15.000% em dez anos
Semu realiza programação para celebrar os 30 anos da Convenção de Belém do Pará
Entre assobios e serpentes, o poder das lendas no Pará
O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, foi responsável por assinar o decreto que nomeia os integrantes do Comitê de Resíduos Sólidos. Este grupo, criado em março através de decreto municipal, agora está oficialmente composto por 24 membros, entre titulares e suplentes, incluindo representantes de secretarias municipais e da comunidade de catadores.
Edilson Moura destacou a importância de ouvir os catadores ao elaborar políticas públicas relacionadas à reutilização e reciclagem, reconhecendo o papel vital desempenhado por eles na gestão de resíduos.
O evento contou com a presença do secretário nacional do Meio Ambiente, Adalberto Maluf, que enfatizou a relevância do comitê para enfrentar os desafios da gestão de resíduos sólidos nas cidades brasileiras, especialmente em preparação para a COP-30.
Além disso, foi formalizado um termo de parceria entre a Pragma Soluções Sustentáveis e o Instituto Rever para o desenvolvimento do Acelera Escola de Reciclagem em Belém. Este programa visa solucionar questões enfrentadas pelas cooperativas de reciclagem há mais de duas décadas, buscando proporcionar direitos trabalhistas e segurança aos trabalhadores da coleta seletiva.
A iniciativa foi celebrada por Nádia Luz, representante da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (Cocavip), como um reconhecimento do trabalho dos catadores pela Prefeitura. A assinatura do termo de parceria foi realizada pelo CEO da Pragma, Dione Manetti, e o presidente do Instituto Rever, Paulo Perrone.
Mais Lidas
- Obras na Praça Brasil chegam a 38% e avançam para etapa de drenagem
- Belém promove encontro inédito da rede de proteção às mulheres
- Belém atinge a marca de 20 mil mudas plantadas somente neste semestre
- Bolo de macaxeira paraense: a receita que não tem erro
- Lírio da paz com folhas amarelas: 5 causas e como salvar
O Google lançou as Fontes Preferenciais: você escolhe os veículos que aparecem com prioridade. Adicione o Pará+ e garanta a nossa cobertura sempre em destaque.
⭐ Adicionar Pará+ como Fonte PreferencialComo funciona em 3 passos:
- Pesquise qualquer assunto no Google
- Toque no ⭐ ao lado de “Principais Notícias”
- Busque Pará+ e marque a caixa — pronto!




