Prefeitura de Belém e Feirantes Conversam Sobre Renovação do Ver-o-Peso

 

A Prefeitura de Belém e os comerciantes do Ver-o-Peso se encontraram para debater os pormenores das reformas do complexo, a realocação dos vendedores e a seleção dos membros da Comissão de Supervisão de Obras (Cofis). A reunião ocorreu na tarde de segunda-feira, 26, no Palácio Antônio Lemos, sob a liderança do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e contou com a participação de representantes dos 33 setores de vendas do Ver-o-Peso.

No encontro, o prefeito Edmilson Rodrigues anunciou a finalização do processo de licitação para a seleção da empresa responsável pelos serviços de renovação. A Multisul Engenharia S.A foi a empresa selecionada. A assinatura da Ordem de Serviço para as obras já tem data marcada: será na quinta-feira, 29 de fevereiro.

“Estamos seguindo todos os procedimentos legais para que a obra comece o mais rápido possível. O edital de licitação para escolher a empresa que realizará as obras nos mercados de carne e peixe deve ser publicado ainda esta semana”, esclareceu o prefeito.

A Feira do Açaí também será incluída na renovação. As obras no local serão realizadas em duas fases, cada uma com duração estimada de dois meses.

Realocação

Um ponto crucial discutido na reunião foi a realocação dos feirantes durante o período de obras. Foram propostos três locais para a instalação temporária dos setores: o estacionamento da feira, a calçada da Praça do Relógio e parte da Avenida Portugal. À medida que as obras avançam, os vendedores serão realocados para o novo local. Os vendedores foram consultados para ajustar os espaços de acordo com suas necessidades.

Antônio Trindade, que trabalha na feira há 50 anos no setor de maniva, enfatizou a importância de ouvir os trabalhadores e expressou sua aprovação dos espaços da feira temporária.

“Vamos compartilhar todas essas informações com nossos colegas que não estão aqui. Essa reunião dá credibilidade à obra e ao trabalho que a prefeitura vai realizar no Ver-o-Peso. Eu gostei das áreas da feira temporária, provavelmente ficarei na Portugal e achei bom”.

A feira temporária será montada após a assinatura da OS. “Já estamos nos reunindo com a empresa para planejar a feira temporária. Hoje vamos apresentar esse planejamento e, na próxima semana, eles devem começar a montar as feiras”, explicou o secretário municipal de Urbanismo (Seurb), Deivison Alves.

Comissão

Durante a reunião, foram selecionados os membros da Cofis, que supervisionarão as obras no complexo. São 66 membros, dois de cada um dos 33 setores do Complexo Ver-o-Peso.

“Escolhemos dois representantes de cada setor. São os vendedores de maniva, polpas, pescados. Reunimos os representantes para discutir sobre a realocação e as especificidades da obra”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Dalci Cardoso, que trabalha no setor de industrializados há 20 anos, é um dos feirantes que farão parte da Cofis. “Presenciei a primeira reforma de perto, há 22 anos. Fiz parte da comissão e agora vou fazer parte novamente. O Ver-o-Peso é a nossa vitrine, precisamos cuidar bem dele e acredito que, com essa reforma, vamos ter ele belo novamente”.