Nesta quarta-feira, 20, o prefeito em exercício de Belém, Edilson Moura, recebeu, no Palácio Antônio Lemos, delegação da Suíça para conhecer a atividade urbana e arquitetura amazônica de Belém, que sediará a COP-30, em 2025. Na ocasião, a delegação anunciou que em breve será implantado na capital paraense o consulado da Suíça.
“Hoje foi uma visita de cortesia com um dos grandes arquitetos da Suíça, para conhecer um pouco sobre a nossa arquitetura, para pensar um pouco a Amazônia também”, destacou Edilson Moura. “Acho que isto é uma demonstração da importância da COP-30 para o mundo e, particularmente, para Belém como uma cidade representativa da Amazônia. Nos deram a boa notícia que vai ser implantado o consulado Suíço aqui. Isto é reflexo da COP-30, Belém enxergada pelo mundo”.
Projetos
A delegação da Suíça pôde conhecer os projetos arquitetônicos e obras executadas pela Prefeitura de Belém que buscam valorizar a singularidade da região amazônica, e também conhecer a realidade urbana e os preparativos para COP-30. O vice-embaixador da Suíça no Brasil, Pierre-Yves Morier, detalhou que a visita da delegação é para compreender, ainda, os desafios da capital paraense e auxiliar na apresentação de soluções arquitetônicas para contribuir e promover sustentabilidade e inclusão.
Participaram do encontro o coordenador dos projetos especiais da Prefeitura de Belém, José Raiol; o coordenador das Relações Internacionais (Corint), Luiz Arnaldo; e a delegação da Suíça, composta por Pierre-Yves Morier, vice-embaixador; Cônsul-Geral Bernhard Furger; Arquiteto Pierre de Meuron e sua esposa Dominique de Meuron; o diretor de projetos na Herzog & de Meuron, Tomislav Dushanov; o presidente da Ameropa Foundation, Celine Miescher; e a fundadora da Ameropa Foundation, Nicole Miescher.