Prefeito de Belém debate desafios para uma cidade sustentável em Conferência Internacional

Cidades Amazônicas, Desafio para o Desenvolvimento foi o tem do painel que o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou como convidado no segundo dia da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economia, promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), nesta quinta-feira, 31.

A distribuição  orçamentária aos municípios e estados brasileiros da região amazônica foi um dos itens defendido na participação do prefeito no evento. No painel foram debatidos os desafios urbanos da cidades amazônicas relacionados, como transporte público coletivo, segurança e desigualdades sociais.

A conferência, que se estende até a sexta, 1º de setembro, realiza debates para construção de soluções para contribuir no desenvolvimento econômico, redução de desigualdades e conservação da biodiversidade, com a participação de autoridades, especialistas, organizações e lideranças que atuam na Amazônia.

“Os investimentos nacionais são aplicados de forma desigual. Em termos de infraestrutura e saneamento, em cidades das águas, nós precisamos de grandes investimentos em macrodremagem, habitação, água e sistema de esgoto. É necessário investimento das empresas, pois não é possível reduzir tudo à condição de lucro. As mineradoras e empresas em geral devem investir aproveitando o que a ciência diz que a bioeconomia é uma alternativa”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Criatividade e renda com matéria-prima regional

A designer e artesã Vilma Arraes, do projeto Liceu com Elas, levou para a feira produtos e artesanatos da Conferência Internacional Amazônia, acessórios produzidos a partir da fibra do miriti, cascas de coco da Amazônia, resíduos de pedra bruta e escama de peixe.

Para ela a Conferência “é uma oportunidade para mostrar para o mundo que é possível desenvolver  acessórios que elevam a autoestima da mulher com matéria-prima natural, com alto valor agregado”, assegura Vilma.

Ela ressalta, que é possivel se ornar com matéria-prima natural e ficar elegante. “Isso é uma cadeia produtiva, pois gera renda para mulheres da comunidade de Abaetetuba”, explica a designer.

Além do prefeito Edmilson Rodrigues, participaram do evento nesta quinta, o co-fundador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Beto Veríssimo; diretor-presidente do Fórum Nacional de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima; Laura Lizarazo, da Global Risk Analysis – Control Risks e a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha. No painel foram debatidos os desafios urbanos da cidades amazônicas relacionados desde o transporte, segurança e desigualdades sociais.