Pesquisadores Brasileiros Transformam Resíduos Plásticos em Nanoestruturas de Carbono


Transformando Resíduos Plásticos em Energia Sustentável

Pesquisadores brasileiros publicaram um estudo na revista Waste Management sobre a conversão de resíduos plásticos em nanoestruturas de carbono para supercapacitores eletroquímicos, dispositivos para armazenamento de energia. Entre os autores está Luiz Fernando Gorup, professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O artigo destaca que o rápido crescimento da fabricação de produtos plásticos ultrapassou a capacidade global de lidar com esse tipo de resíduo, tornando-se uma preocupação ambiental significativa. Uma possível resposta ao problema é a conversão dos resíduos em materiais de alto valor, como supercapacitores feitos de nanomateriais de carbono.

Entre as várias metodologias de reciclagem, a pirólise se destaca pela simplicidade e eficiência no tratamento de resíduos plásticos misturados, resultando na produção de materiais carbonáceos com diversas dimensões (0D, 1D, 2D e 3D). Essa tecnologia oferece novas possibilidades para a utilização de resíduos plásticos e de outros tipos na criação de materiais à base de carbono mais acessíveis para supercapacitores.

O artigo foi elaborado com base nos conhecimentos adquiridos ao longo de anos de pesquisa no CDMF e os temas foram abordados a partir da perspectiva dos materiais nanométricos. Além de Gorup, assinam o artigo Elisangela Pacheco da Silva (Universidade Estadual de Maringá – UEM), Vanessa Hafemann Fragal (UEM), Elizângela Hafemann Fragal (UEM), Thiago Sequinel (Universidade Federal de Dourados), Rafael Silva (UEM) e Edvani C. Muniz (UEM, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade Federal do Piauí).

O artigo “Sustainable energy and waste management: How to transform plastic waste into carbon nanostructures for electrochemical supercapacitors” pode ser acessado em: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0956053X23005354?via%3Dihub.