Parauapebas evolui com Projetos do Prosap em Educação, Saúde e Segurança

 

A Escola Cora Coralina, localizada no Residencial Vale do Sol, no bairro Tropical, está passando por uma transformação significativa. A nova estrutura, que já está 80% concluída, contará com 14 salas de aula, brinquedoteca, playground, sala de leitura, sala de cultura digital, refeitório, cozinha industrial totalmente equipada, enfermaria, salas para atendimento psicológico, sala multiúso e espaços adaptados para crianças com deficiência (PCD’s). Em breve, a escola será entregue à Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Francilene Santos, mãe de três filhos, incluindo uma menina de cinco anos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), comemora a proximidade da escola de sua casa. Ela, que antes morava em uma área de risco e foi reassentada pelo Prosap no Vale do Sol em 2020, vê na nova escola uma oportunidade de acompanhar de perto o aprendizado de sua filha.

O Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) tem investido em obras que promovem educação e saúde para a população, transformando a face do município. Além da escola, o Prosap também está construindo a Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Tropical para atender as 250 famílias reassentadas no Residencial Vale do Sol. A UBS, que contará com quatro consultórios médicos e odontológicos, terá capacidade para atender até 16 mil pessoas por mês.

No que diz respeito à segurança, as obras do Prosap nas margens dos principais canais da cidade (os Igarapés Ilha do Coco e Lajeado) têm contribuído para a sensação de segurança nessas áreas, promovendo a urbanização em locais antes ocupados por matas e ocupações irregulares. Moacir Patrício, relações comunitárias do Prosap, destaca a satisfação dos moradores dos bairros União e Rio Verde com as melhorias implementadas, como o viário e os parques lineares.

Para garantir a segurança dos trabalhadores e dos moradores, o programa de saneamento ambiental tem reforçado diariamente a segurança em suas áreas de intervenção. Barreiras físicas, como tapumes, “new jersey” e sinalizações adequadas às obras, são instaladas para garantir a segurança de pedestres, trabalhadores e da comunidade em geral. Marcelo Pontes, engenheiro de segurança do trabalho do programa, explica que essas proteções também servem para restringir o acesso de pessoas estranhas às obras.

A equipe também realiza inspeções de segurança periodicamente junto aos trabalhadores e às empresas, para verificar se estão sendo cumpridas as regras de segurança e se todos os equipamentos de proteção individual e coletivo estão sendo utilizados, conforme esclarece Cairo Prudente, também engenheiro de segurança do trabalho.

As ações de fiscalização de segurança nas obras contam com a parceria do Departamento Especializado em Segurança e Saúde Ocupacional (Desso) da prefeitura, com o objetivo de integrar o departamento com a área de segurança do trabalho do Prosap.