Na última sexta-feira (8), durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Dubai, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou de um painel de discussão sobre Educação e Mudanças Climáticas na América Latina e no Caribe. O evento ocorreu no pavilhão do Grupo BID, na Zona Azul.

Ghassan apresentou a meta do Pará de se tornar o estado brasileiro com os maiores índices de educação básica nos próximos anos. Para alcançar esse objetivo, o estado tem intensificado seus esforços, incluindo a colaboração com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na reconstrução, ampliação e construção de novas escolas, bem como no investimento na qualificação dos professores.

A vice-governadora também mencionou a ideia da COP Infanto Juvenil, que está sendo planejada para ocorrer antes da COP 30. “Vamos fazer uma reunião de milhares de estudantes da rede pública, trazendo trocas de experiências para o nosso Estado, para o nosso país”, disse Ghassan. Ela defendeu a importância de garantir o protagonismo dessas vozes na COP30, que ocorrerá em 2025, dando visibilidade e reconhecimento à participação das crianças e dos adolescentes nas discussões, debates e construções de soluções para a crise climática.

Este evento marca um passo importante para o Pará e para o Brasil na luta contra as mudanças climáticas, destacando o papel crucial da educação na formação de futuros líderes conscientes do clima.