Órgãos de segurança realizam reunião de alinhamento para a Romaria do Traslado Esta é a 29ª Romaria do Traslado para Ananindeua

O secretário da SEMUTRAN, Gilberto Barbosa, pontuou que os agentes de trânsito estarão nas ruas para ajudar nas ocorrências. “Hoje estamos fazendo alinhamento para a nossa romaria, estamos discutindo melhorias para que todos os devotos possam participar das homenagem. A SEMUTRAN trabalhará com todo o efetivo para melhor atender a população e os romeiros”.

Na ocasião, foram apresentados planos para a melhoria da trafegabilidade das vias durante os percursos da procissão. A maioria do percurso permanece o mesmo dos anos anteriores – que serão divulgados pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).

Foto: PMA

Com a ajuda de um ônibus, a equipe de segurança realizou uma simulação do percurso para verificar as condições das vias e mudanças no mapa por onde vai passar a imagem peregrina. A SESAN, Defesa Civil e SEURB fizeram o mapeamento dos pontos a serem trabalhados até o romaria.

O diretor de procissões, Franco Marcial Gomes Barreto, disse que o trabalho continua para que dê tudo certo no dia do Traslado para Ananindeua. “Vamos fazer o trajeto onde a procissão de sexta-feira vai passar, para fazer a verificação de ruas, para que nada ocorra no dia e, se precisar, fazer alguma alteração. Então, temos tempo hábil para poder ajustar”, contou.

Passarelas – No dia 6 de outubro, não pode ter aglomeração em cima das passarelas da BR-316.  As unidades estarão abertas apenas para deslocamento de pedestres.

Fogos de artifício –  Os fogos de artifício com estampido são proibidos no estado do Pará, por conta da Lei 9.593/22, onde em ocorrências nos anos anteriores causaram acidentes em romeiros. A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) pede para que sejam evitados a utilização dos fogos.

TrasladoNo dia 6 de outubro, ocorrerá a maior das Romarias do Círio de Nazaré. A romaria do Traslado para Ananindeua terá mais de 50 quilômetros, com um tempo estimado de 10h de duração. A procissão já dura mais de 29 anos.