
As plenárias distritais para a criação do Comitê Popular para Mudanças Climáticas de Belém começaram em 4 de março, no distrito de Mosqueiro. Essa iniciativa é liderada pela Prefeitura de Belém, em colaboração com a Secretaria Municipal de Administração (Semad), a Escola de Gestão Pública e a Universidade Livre da Amazônia (Ulam), juntamente com o Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas.
A primeira reunião, realizada na Escola Padre Eduardo, reuniu os moradores da ilha para se prepararem para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será sediada em Belém em 2025. O próximo encontro do Comitê está marcado para o dia 7 deste mês, na Baía do Sol, para planejar as ações das comunidades.
Belém mobiliza famílias para atualizar vacinação de crianças e adolescentes até setembro
Calor do Pará estraga a ração do cachorro e do gato no pote
Como guardar café e farinha para não empelotar na umidade
Desde setembro de 2023, tem sido desenvolvido um processo de participação popular para elaborar um plano municipal sobre mudanças climáticas para Belém, por meio de plenárias para a escolha de representantes da sociedade civil e reuniões de grupos de estudo e trabalho.
O coordenador do Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas, Sérgio Brasão, destacou que a criação do Fórum foi uma iniciativa do prefeito Edmilson Rodrigues para construir uma conferência sobre mudanças climáticas participativa e inclusiva, envolvendo mais de 200 organizações.
As regiões das ilhas de Belém, incluindo Mosqueiro, são uma parte importante da cidade, e o envolvimento da Prefeitura, da Ulam e do Fórum na preparação para a COP-30 tem mobilizado organizações locais, lideranças comunitárias, servidores públicos e ativistas ambientais.
Durante a plenária, foram discutidos temas que afetam diretamente a população em relação às mudanças climáticas, como coleta de resíduos, qualidade da água, mobilidade e transporte, saúde e saneamento, agricultura urbana e turismo.
O estabelecimento do I Comitê sobre Mudanças Climáticas conta com a participação de diversos moradores de vários bairros de Mosqueiro, que se unem para contribuir com soluções e propostas para enfrentar os desafios climáticos locais e preparar a comunidade para a COP-30.
Mais Lidas
- AGROPEC 2026: Fórum Industrial debate futuro da indústria em Paragominas
- Filhote assado com ervas amazônicas: receita fácil para um almoço especial
- Poeira voltando rápido? 7 lugares da casa que acumulam sujeira sem você perceber
- Parque Zoobotânico celebra 131 anos com trilhas em Belém
- Alecrim cheio de flores: veja como aproveitar a planta além da cozinha
O Google lançou as Fontes Preferenciais: você escolhe os veículos que aparecem com prioridade. Adicione o Pará+ e garanta a nossa cobertura sempre em destaque.
⭐ Adicionar Pará+ como Fonte PreferencialComo funciona em 3 passos:
- Pesquise qualquer assunto no Google
- Toque no ⭐ ao lado de “Principais Notícias”
- Busque Pará+ e marque a caixa — pronto!




