Implementação da educação ambiental em escolas estaduais do Pará

Nos dias 5 e 6 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrerá uma vasta programação cultural e pedagógica na SEDUC para intensificar e dinamizar os Projetos sobre meio ambiente e sustentabilidade nas escolas da rede estadual


Educação e meio ambiente nas escolas públicas

A Lei Ordinária nº 9.981 de 06 de julho de 2023, institui a Política de Educação Formal para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima no estado do Pará, desta forma, a educação ambiental torna-se componente obrigatório nas escolas da rede estadual de ensino paraense.

Mauro Tavares, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da SEDUC

De acordo com Mauro Tavares, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da SEDUC, a iniciativa ambiental faz parte da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, idealizada pela própria Seduc (Secretaria de Estado de Educação do Pará). Tem como foco a formação educacional com desenvolvimento de práticas de preservação da natureza e vivências em comunidades tradicionais. A ferramenta para o desenvolvimento de práticas ambientais já é operante em muitas escolas, porém objetiva-se que seja implementada em 100% das escolas estaduais.

Dinâmica do projeto

Tavares explicou que em conjunto com o corpo docente, são desenvolvidas estratégias de diálogos, acompanhamentos pedagógicos, boas práticas e formações em educação ambiental, além da distribuição de materiais pedagógicos criados de acordo com a realidade amazônica. As imagens do material pedagógico foram criados pelos próprios alunos envolvidos no projeto.

Reflorestamento

Planeja-se o plantio de 1 milhão de mudas de espécies nativas da Amazônia com o propósito de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Algumas escolas já tomaram a iniciativa em parte desse plantio.

Um dos materiais pedagógicos utilizados nas escolas

O projeto objetiva integrar a proteção da Amazônia por meio de ações do Estado com a instituição do Ciseb (Centro de Inovação e de Sustentabilidade Ambiental da Educação Básica) e a Rede Global de Jovens Pela Amazônia, que será responsável por realizar o “Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente” no primeiro semestre de 2025. No encontro, estudantes dos ensinos fundamental e médio do Brasil e de mais 50 países farão imersão de 10 dias na Amazônia paraense. Essas medidas poderão servir de referência ao mundo em 2025 durante a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

 

Semana do Meio Ambiente

Nos dias 5 e 6 de junho deste ano a SEDUC realizará um evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, justamente há um ano em que o governador Helder Barbalho lançou a Lei que instituiu a educação ambiental nas escolas do Pará.
O evento será realizado no auditório da SEDUC, localizado na rodovia Augusto Montenegro, onde será abordada questões pedagógicas do projeto e sua abrangência. A programação do evento também poderá também ser assistido ao vivo pela TV Educativa do Pará.
Durante a programação, ocorrerá exposições culturais e produtos de instituições socioambientais.

Programação

 

João Lazaro dos Santos Rodrigues – Revista Pará+