Helder Barbalho é Reeleito Presidente do Consórcio da Amazônia Legal

O governador Helder Barbalho (MDB) do Pará foi reconduzido à presidência do Consórcio da Amazônia Legal, com o respaldo dos nove governadores da região, e permanecerá no cargo até 31 de dezembro de 2024.

Em seu discurso, Barbalho enfatizou a importância da união entre os estados do consórcio para enfrentar desafios e explorar oportunidades, destacando a realização futura da Conferência das Partes (COP), um evento da ONU sobre o clima, programado para ocorrer em Belém em 2025.

“A realização da COP na Amazônia permitirá mostrar ao mundo a realidade da maior floresta tropical do planeta, onde vivem 29 milhões de pessoas. Qualquer solução para a Amazônia deve conciliar vocações econômicas com inclusão social e valorização da biodiversidade”, afirmou o governador.

Helder destacou que a COP pode trazer benefícios para toda a região amazônica, defendendo que o Norte Global deve financiar ações para combater o desmatamento na Amazônia e promover uma economia que valorize a floresta viva.

O governo planeja sediar a COP no Parque da Cidade em Belém, transformando-o em um espaço multidisciplinar para qualidade de vida, lazer, cultura e bem-estar da população.

Durante seu novo mandato no consórcio, Helder pretende focar na expansão do sistema de compras compartilhadas, abrangendo áreas como regularização fundiária, saúde, educação e infraestrutura. Ele também promete melhorias na assistência técnica rural, governança fundiária e estímulo à cultura como geradora de emprego, além de aprimorar a gestão escolar.

O governo do Pará informou que está finalizando a primeira licitação internacional no formato de compras compartilhadas entre os estados da região, visando adquirir munições para atender as secretarias de segurança pública. Essa iniciativa conta com um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério de Justiça e Segurança Pública para apoio no transporte e distribuição das munições adquiridas pelos estados consorciados.