Gestantes participam de palestras educativas no Hospital Regional de Marabá

Elane Santos Macedo, uma jovem de 27 anos, moradora de Marabá, tem uma jornada única pela frente, ela está grávida de trigêmeos. A paciente encaminhada para realizar pré-natal no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), participou na terça-feira (01) de palestras educativas em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado a conscientização sobre a importância do aleitamento materno.

“Amamentar é extremamente benéfico para os bebês, meus dois primeiros filhos cresceram fortes e saudáveis, sempre recebendo o carinho do aleitamento materno. Tenho certeza de que os trigêmeos nascerão saudáveis ​​e também planejo amamentá-los, pois sei que isso contribuirá significativamente para o seu desenvolvimento,” explicou.

“O Agosto Dourado é uma campanha importante para promover o aleitamento materno, o Governo do Pará está comprometido com esta ação, e durante todo o mês as unidades de saúde no estado, realizarão diversas ações e iniciativas para estimular e conscientizar as mães sobre os benefícios inestimáveis do leite materno para a saúde dos bebês”, enfatizou Rômulo Rodovalho, secretário de Saúde Pública (Sespa).

Foto: Divulgação

As ações de conscientização voltada para as gestantes que realizam tratamento no Regional de Marabá, fazem parte do projeto “Saúde em Foco”, promovido pela Comissão de Humanização da unidade do Governo do Pará, visa fornecer informações relevantes sobre saúde à comunidade.

Jackeline Vilarins dos Santos, 26 anos, moradora de Nova Ipixuna, grávida de gêmeos, também participou das ações de conscientização na unidade. Referenciada para o Pré-natal na instituição, ela que está em sua primeira gestação, considerou as informações repassadas valiosas para ajudar a promover o melhor cuidado os seus futuros filhos.

“Na amamentação nutrimos nosso bebê com amor e nutrientes essenciais, a ideia de ser o abrigo e alimento do meu pequeno, encheu meu coração de alegria e responsabilidade,  a palestra também me conectou com outras futuras mães, compartilhando experiências e apoio mútuo, estou ansiosa e não vejo a hora de segurar meu bebê nos braços”, declarou a paciente.

Orientações – As ações de conscientização no Regional de Marabá, contaram com a participação do Núcleo de Educação Assistencial (NEAS) da instituição, que buscou enfatizar os principais benefícios que o aleitamento materno proporciona para os bebês e mães.

A enfermeira do NEAS Thaynnah Leal palestrante na ação, destacou que o leite materno é um alimento completo que atende às necessidades nutricionais dos recém-nascidos, com proteínas, vitaminas, carboidratos e minerais, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico dos bebês, protegendo-os de infecções e doenças.

“A amamentação também traz benefícios para as mães, durante o processo o corpo da mulher libera hormônios que promovem o vínculo afetivo com o bebê, proporcionando uma sensação de bem-estar e tranquilidade. Além disso, a amamentação está associada a uma redução do risco de câncer de mama e de ovário, assim como ajuda na recuperação pós-parto, auxiliando no retorno ao peso pré-gestacional”, relatou a profissional.

Foto: Divulgação

Pollyana Lobo coordenadora das Unidades de Terapia Intensiva pediátrica e Neonatal da instituição, destacou que a iniciativa visou orientar as futuras mamães que realizam Pré – Natal na unidade, sobre a importância da amamentação desde os primeiros dias de vida dos filhos.

“A amamentação é um momento de intimidade e cumplicidade, onde mãe e filho se entregam um ao outro de forma íntima e especial. Através do contato pele a pele, o bebê sente o calor e o amor incondicional da mãe, o que lhe proporciona segurança e conforto. O toque suave, o olhar nos olhos e o som da voz da mãe criam um ambiente de carinho e acolhimento, favorecendo a formação de um vínculo afetivo que perdurará por toda a vida”, explicou.

Referência em Obstetrícia – Benjamim Ferreira, diretor executivo do Hospital, relatou que a unidade é uma referência em obstetrícia de alto risco, prestando atendimento a mais de 1 milhão de pessoas de 22 cidades da região. A instituição oferece serviços de consulta ambulatorial para gestantes, e conta com uma clínica obstétrica moderna, equipada com 04 leitos.

“De janeiro a julho de 2023, a unidade já acolheu e atendeu com excelência mais de 300 gestantes, proporcionando um cuidado dedicado e atento às necessidades de cada paciente. Além disso, uma equipe médica altamente qualificada do hospital realizou com sucesso 35 partes de alta complexidade”, ressaltou.

Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.