Na última sexta-feira, 15 de dezembro, representantes do Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas se reuniram para planejar as ações que serão desenvolvidas no início de 2024. O Fórum, que inclui representantes da gestão municipal e da sociedade civil organizada, está focado na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025.

Os Grupos de Trabalho (GT) de mobilização e formação lideraram a reunião, apresentando a metodologia de formação que será adotada a partir de janeiro de 2024. O objetivo é formar novos membros entre servidores municipais e conselheiros do programa de participação cidadã municipal Tá Selado, para que estejam bem informados sobre a COP-30.

Temas em Foco

Diversos temas foram abordados durante a reunião, incluindo saneamento e saúde, desenvolvimento econômico, vida urbana e clima, e justiça ambiental. A ideia é que os membros desses grupos atuem como disseminadores de informações qualificadas sobre a COP-30 em seus bairros, distritos e grupos sociais.

A Rede Jandiras, uma instituição que atua na educação ambiental em Belém, é uma das integrantes do fórum. Tatianny Soares, vice-presidente da Rede Jandira, destacou a importância do trabalho que estão realizando: “Estamos fazendo aquilo que a gente se propõe desde o início de nossa jornada, que é levar conhecimento e potencializar as vozes do nosso território”.

Preparando-se para a COP-30

Com a COP-30 se aproximando, Tatianny Soares enfatizou a necessidade de informar não apenas os membros do fórum, mas também toda a população, sobre o que pode ou não acontecer em Belém e como a cidade pode se preparar para receber esse evento.

Dinho Oliveira, representante da Associação de Feirantes de Belém (Asfembel) e membro do fórum, reforçou a importância desse processo metodológico: “Nós temos a oportunidade de aprender como funciona a nossa cidade, referente ao clima e às pessoas”.

O Fórum de Mudanças Climáticas de Belém

Criado pela Prefeitura de Belém, em julho de 2023, através de decreto municipal, o Fórum de Mudanças Climáticas de Belém busca incentivar, no âmbito municipal, a adoção de políticas para a proteção da biodiversidade e a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas. O Fórum tem a função de avaliar e debater junto à sociedade o impacto das mudanças climáticas, estimular o debate público sobre o tema, além de apoiar ações para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável.