Equipe que irá trabalhar na Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua passa por treinamento

Na manhã desta segunda-feira (04) no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Prefeitura de Ananindeua, em colaboração com o Ministério das Mulheres e com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulher, promove a primeira formação de alinhamento para o funcionamento da Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua, a ser realizada nos dias 4 e 5 deste mês, das 8h às 17h.

A Casa da Mulher Brasileira representa um marco na luta contra a violência de gênero, concentrando todos os serviços de atendimento e apoio às mulheres vítimas de violência em um único local. A iniciativa pretende evitar que as mulheres tenham que se deslocar para diversos lugares em busca de ajuda, oferecendo atendimento integral e especializado.

Representantes do Ministério da MulherRepresentantes do Ministério da MulherFoto: Ricardo Amanajás

A Coordenadora Geral do Fortalecimento da Rede de Atendimento da Mulher na Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência, Ministério das Mulheres, Simone Souza, enfatiza a importância da Casa da Mulher Brasileira como um ponto central de apoio às mulheres em situação de violência. Ela destaca que essa abordagem visa eliminar as barreiras que muitas mulheres enfrentam, como a falta de recursos financeiros e a responsabilidade de cuidar dos filhos, tornando o acesso aos serviços essenciais mais fácil e eficaz.

“A Casa da Mulher Brasileira oferece uma ampla gama de serviços, incluindo uma recepção para coletar informações básicas, apoio psicossocial com psicólogas e assistentes sociais, registro de boletim de ocorrência na delegacia especializada de atendimento à mulher, solicitação de medidas protetivas, além de contar com um juizado especializado em violência doméstica, promotoria pública especializada e defensoria para acompanhamento jurídico. E em casos de violência extrema, a Casa disponibiliza um alojamento de emergência para mulheres e seus filhos, com capacidade de até 48 horas. Pensando também nas crianças que frequentemente acompanham suas mães, a Casa oferece uma brinquedoteca. Além disso, um serviço de autonomia econômica está disponível para ajudar as mulheres a se capacitar e encontrar oportunidades de trabalho”, afirma Simone Souza.

A importância da capacitação das equipes que atuarão na Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua é destacada por Shakit Prates Borelo, Coordenadora Geral de Acompanhamento de Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres do Ministério das Mulheres. Segundo Borelo, esse treinamento desempenha um papel crucial na definição dos fluxos de atendimento e na garantia de um acolhimento seguro às mulheres em situação de violência. Ela afirma que a formação básica visa assegurar que as equipes compreendam a importância do atendimento integral e como a Casa se integra à rede de proteção à mulher.

Ana Tereza Marinho, Shakit Prates Borelo, Simone Souza e Leila Márcia.Ana Tereza Marinho, Shakit Prates Borelo, Simone Souza e Leila Márcia.Foto: Ricardo Amanajás

A Consultora Sênior da ONU Mulheres, Ana Tereza Marinho, ressalta o compromisso da organização em apoiar o governo e a sociedade na implementação de acordos internacionais que promovam a igualdade de gênero e os direitos humanos. Marinho afirma ainda que a ONU Mulheres trabalha em parceria com o Ministério das Mulheres para elaborar protocolos e acordos, além de oferecer capacitação para equipes e gestores, visando tornar a Casa da Mulher Brasileira um serviço humanizado para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A Secretária Municipal da Mulher de Ananindeua (SEMMU), Leila Márcia Santos, também destaca a importância da Casa da Mulher Brasileira como um projeto do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Ananindeua. Ela diz que a presença de vários órgãos em um único espaço, garantirá um atendimento completo às mulheres em situação de violência. A Secretária pontua que a Casa representa um avanço significativo na proteção e no apoio às mulheres na região.

A inauguração da Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua está prevista para o final de setembro ou início de outubro e representa um avanço significativo na proteção e no apoio às mulheres em situação de violência na região.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.  Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.