A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade. No entanto, quando se trata de comunidades rurais, a abordagem educacional precisa ser adaptada para atender às suas necessidades específicas. A Educação do Campo surge como uma resposta a essa necessidade, promovendo uma abordagem mais inclusiva, contextualizada e relevante para essas comunidades.

Princípios da Educação do Campo

Os princípios da Educação do Campo desempenham um papel crucial na transformação da forma escolar. Esses princípios buscam superar os desafios específicos enfrentados pelas populações rurais, reconhecendo suas peculiaridades e promovendo uma educação que esteja alinhada com suas realidades e necessidades.

Durante os XX Diálogos de Saberes, uma palestra intitulada “Os princípios da Educação do Campo para a transformação da Forma Escolar” abordou os principais pontos da tríade da educação do campo: política, campo e educação. Jaqueline Rodrigues, diretora de Educação da Secretaria Municipal de Educação (Semec), destacou a importância de fortalecer esses princípios para mudar a percepção da educação do campo.

Integração e Transformação

O encontro foi significativo para os educadores da rede municipal de educação de Belém, pois proporcionou a oportunidade de interagir com temáticas sobre o ambiente, a cultura e as tradições locais. Essa interação é fundamental para o desenvolvimento de currículos e práticas pedagógicas que integrem esses aspectos em atividades de aprendizagem, tornando o conhecimento mais significativo para os estudantes.

Jenijunio Santos, titular da Coordenação da Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Coecaf), ressaltou a importância desse momento para fortalecer o vínculo dos educadores com os territórios rurais. Ele também enfatizou a importância de pensar nos princípios da Educação do Campo para a transformação da forma escolar como uma maneira de demarcar a política de educação do governo para os sujeitos que vivem nesses territórios.

Nuances

Para aqueles que trabalham na educação do campo da rede municipal, trazer essas temáticas são momentos transformadores. Elison Coutinho, diretor da Escola Municipal do Campo (Emec) Milton Monte, expressou sua gratidão pelo espaço que a Semec está fornecendo para todos os educadores. Ele acredita que a educação do campo é sinônimo de transformação e resistência, e espera que esse processo deixe uma marca na educação de Belém.

A programação dos XX Diálogos de Saberes continuará até terça-feira, 12, no Hangar Centro de Convenções, com uma agenda diversificada, incluindo apresentações das escolas municipais, trabalhos desenvolvidos pelas 13 coordenações pedagógicas, palestras, oficinas e seminários. Esses eventos são uma oportunidade valiosa para os educadores aprenderem, compartilharem experiências e trabalharem juntos para transformar a educação do campo.