EduBox: Tecnologia Sustentável nas Escolas de Belém

 

A Prefeitura de Belém, por meio do Centro Educacional de Inovação Tecnológica e Computacional (Cetec) da Secretaria Municipal de Educação (Semec), deu um passo significativo na educação tecnológica municipal com o lançamento do projeto EduBox. As Unidades Educacionais de Tecnologias (Unitecs) das escolas do Campo Maria Clemildes e Abel Martins e Silva, em Mosqueiro, foram as primeiras a receber o projeto.

O EduBox é uma parceria entre a Semec/Cetec, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Receita Federal, através do Programa Receita Cidadã. O projeto tem como objetivo transformar TV Boxes apreendidas em ferramentas educacionais. Geldes Castro, coordenador do Cetec, destaca que o projeto promove a sustentabilidade ambiental ao reutilizar esses dispositivos e oferece aos alunos acesso a recursos tecnológicos avançados, incentivando o pensamento crítico, a criatividade e o aprendizado interativo.

O lançamento do EduBox ocorreu no início deste mês em Mosqueiro, com uma apresentação planejada para envolver a comunidade escolar e destacar a importância da tecnologia computacional na educação contemporânea. O evento contou com apresentações culturais e científicas dos alunos das escolas Maria Clemildes e Abel Martins e Silva, demonstrando talento e criatividade.

Os diretores das escolas, Antenor Correa Júnior e Gracy Nery de Melo Peralta, deram as boas-vindas e compartilharam suas visões sobre o impacto positivo da integração tecnológica na educação. O projeto continuará em março em outras unidades educacionais que ainda estão sendo selecionadas.

Informática Educativa

Na quarta-feira, 21, começa a “Oficina de Computação Desplugada”, que será realizada na sede do Cetec, localizada na Padre Eutíquio, 1900. As inscrições vão até terça-feira, 20, e podem ser feitas exclusivamente pela plataforma niedbelem.blogspot.com.br.

A oficina é destinada aos professores da rede municipal de ensino e inclui a exploração de jogos de aprendizado offline, estratégias para integrar atividades manuais com conceitos tecnológicos, desenvolvimento de materiais educativos e compartilhamento de experiências e melhores práticas entre os participantes.