Infecções por amebas “comedora de cérebro” são extremamente raras, mas quando ocorrem, são quase sempre fatais, matando cerca de 97% das vítimas.
Essas infecções são causadas por amebas de vida livre, como a Naegleria fowleri, que geralmente vive no solo e em água doce morna, como lagos, lagoas e fontes termais.
Se a água contaminada com N. fowleri entrar pelo nariz, por exemplo, quando alguém mergulha ou pula na água, essas amebas podem viajar pelo nervo olfativo até o cérebro. Lá, começam a destruir o tecido cerebral, desencadeando uma inflamação que pode causar uma condição chamada meningoencefalite amebiana primária (PAM). Pacientes com PAM normalmente entram em coma e morrem dentro de cinco dias após o início dos sintomas.
Pressão alta: alimentos do Pará que podem contribuir para uma alimentação equilibrada
Chá de boldo: alivia o fígado, mas existe um limite seguro para consumir
Antes de dormir: quatro hábitos noturnos que podem estar prejudicando seu sono
Mas é possível contrair uma infecção por amebas “comedora de cérebro” da água da torneira?
A resposta curta é não, assumindo que a água da torneira seja devidamente desinfetada.
“A água da torneira é uma fonte quase inédita dessas infecções,” disse o Dr. William Schaffner, professor de medicina preventiva no Vanderbilt University Medical Center, no Tennessee, à Live Science. Isso porque a água da torneira fornecida pela cidade ou pela comunidade geralmente é filtrada e tratada com cloro, explicou ele. De fato, uma parte por milhão de cloro livre é suficiente para matar 99,9% das amebas na água em nove minutos.
No entanto, há algumas exceções. Pessoas que usam lotas nasais (neti pots) para enxaguar o nariz podem acidentalmente contaminar a água da torneira que adicionam ao recipiente se seus dedos tiverem resíduos de sujeira que contêm as amebas. Se a lota não for limpa adequadamente antes do uso, podem acabar inalando essa água contaminada pelo nariz.
Além disso, em áreas rurais, as pessoas podem obter água de poços que não são tratados. Novamente, se usarem uma lota nasal ou inalarem essa água não tratada de forma forçada, N. fowleri pode entrar pelo nariz e causar infecção, disse Schaffner.
Houve casos nos EUA onde pessoas contraíram infecções por amebas “comedora de cérebro” através da água da torneira, disse Dennis Kyle, diretor do Centro de Doenças Tropicais e Emergentes Globais da Universidade da Geórgia, à Live Science. No entanto, isso geralmente ocorre porque a água não foi devidamente clorada, explicou ele.
Em outras partes do mundo, por exemplo, no Paquistão houve casos relatados de pessoas sendo infectadas com N. fowleri após limpar o nariz com água contaminada durante abluções rituais ou cerimônias de purificação, disse Kyle.
“Há muito que não sabemos sobre essas amebas que realmente precisamos aprender: melhores testes para diagnóstico e medicamentos mais eficazes,” acrescentou ele. “Mas a água da torneira deve ser segura se for devidamente clorada.”

Mais Lidas
- Pare de esfregar mancha de gordura: o truque certo para limpar sem danificar as superfícies
- Água de arroz para os cabelos: benefícios e forma correta de usar
- Óleo de coco nos cabelos: quando ajuda e quando pode pesar
- Senado aprova redução da FLONA Jamanxim: Pará tem 40% da área rebaixada
- Como eliminar o mau cheiro da geladeira com ingredientes simples
O Google lançou as Fontes Preferenciais: você escolhe os veículos que aparecem com prioridade. Adicione o Pará+ e garanta a nossa cobertura sempre em destaque.
⭐ Adicionar Pará+ como Fonte PreferencialComo funciona em 3 passos:
- Pesquise qualquer assunto no Google
- Toque no ⭐ ao lado de “Principais Notícias”
- Busque Pará+ e marque a caixa — pronto!




