A magia e o encanto invadiram o Anexo Escolar Santo Antônio, parte integrante da Escola Municipal de Educação do Campo Sebastião Quaresma, situada na pitoresca Ilha do Combu, para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil. O Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), ligado à Secretaria Municipal de Educação (Semec), organizou uma programação especial de contação de histórias, envolvendo estudantes, professores e membros da comunidade escolar, nesta quinta-feira, 18.
Desde a manhã, o grupo de contadores de histórias presente encantou a todos com narrativas habilmente entrelaçadas, transportando-os para mundos fantásticos e emocionantes. Enquanto as crianças permaneciam reunidas, atentas às palavras que ecoavam no ambiente, os adultos redescobriam a beleza das histórias que marcaram suas próprias infâncias.
A coordenadora do Sismube, Andrea Cozzi, explicou que o evento faz parte da programação da Semana dos Contadores de Histórias, conforme estabelecido pela Lei 9.555, de 2 de maio de 2022, que institui a Semana Estadual de Contadores e Contadoras de Histórias e dos Mediadores e Mediadoras de Leitura no calendário oficial de eventos do estado do Pará.
“Estamos percorrendo os oito distritos administrativos de Belém neste movimento. Nesta ocasião, aproveitamos para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil. Isso é de suma importância, pois envolve uma dinâmica de artes, contação, música e expressão corporal, proporcionando um processo formativo de leitura em nossas escolas”, afirmou Andrea Cozzi.
Além das histórias contadas, houve sessões de leitura livre, permitindo que os pequenos explorassem livros cuidadosamente selecionados para a ocasião. A diversidade de títulos oferecidos pelo Sismube possibilitou que cada criança encontrasse uma história que tocasse o seu coração, despertando assim o gosto pela leitura.
Rian Neves, estudante do Anexo Santo Antônio, expressou sua diversão: “Eu gosto, pois os livros têm imagens que me fazem imaginar várias coisas legais. Gostei das professoras que contaram histórias legais”.
“É fundamental proporcionar momentos como este às nossas crianças. Através da literatura, elas têm a oportunidade de expandir seus horizontes, desenvolver a imaginação e adquirir valores importantes para sua formação, especialmente sendo crianças das escolas do campo, das águas e das florestas, com suas mitologias e crenças. Isso fortalece o processo de ensino-aprendizagem e promove um futuro mais promissor”, afirmou a coordenadora pedagógica do Anexo Escolar Santo Antônio, Marcele Assunção.
O Dia Nacional do Livro Infantil no Anexo Escolar Santo Antônio não foi apenas uma celebração, mas sim um convite para que a magia da literatura continue a fazer parte do cotidiano das crianças, transformando suas vidas e moldando um futuro mais promissor.