As crianças, futuras motoristas ou passageiras, precisam aprender desde cedo sobre a responsabilidade no trânsito. Esta é uma estratégia crucial para formar cidadãos conscientes nas vias públicas das cidades paraenses. Para fortalecer essa aprendizagem, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) desenvolveu o projeto Detranzinho. Este espaço educativo, localizado na sede do Detran em Belém, tem como objetivo ensinar crianças e adolescentes sobre a importância do respeito às leis de trânsito, à sinalização e à segurança ao conduzir veículos. Nesta terça-feira, 27, um grupo de 25 crianças de 4 a 8 anos da Escola Mônica Intelecto, do Conjunto Satélite, teve a oportunidade de conhecer o espaço e aprender sobre trânsito seguro.
Sob a orientação dos servidores da Coordenadoria de Educação do Detran, as crianças participaram de diversas atividades nas salas pedagógicas. Assistiram a um vídeo educativo, participaram do teatro das fadas, responderam a um quiz com perguntas pedagógicas sobre as regras de trânsito e participaram de brincadeiras temáticas relacionadas ao trânsito com a ajuda do Transiton. No final, interagiram com os agentes de educação e receberam o jogo do aprendiz.
Na segunda parte da manhã, elas participaram de uma aula prática no minicircuito automobilístico, uma área central do Detranzinho que simula o trânsito seguro nos principais espaços públicos da capital. O circuito possui sinalização inclusiva, carros ecológicos e uma miniatura da cidade, com o fluxo de veículos fluindo em ordem e segurança.
Gabriela Monteiro, de apenas 8 anos, prestou atenção em tudo e aprendeu corretamente o que pode e o que não pode no trânsito. “Quando o sinal estiver vermelho, a gente não pode andar porque o outro sinal do lado de lá vai estar verde e é perigoso para a nossa vida”, explicou. Ângelo Gabriel Queiroz também aprendeu as cores do semáforo e prometeu que vai ensinar tudo aos pais quando voltar para casa. O pequeno aprendiz de trânsito estava ansioso para dirigir os carrinhos do Detranzinho e nem mesmo as dificuldades de coordenação motora nas pernas o impediram de transitar no circuito automobilístico. “Foi incrível, me diverti muito e aprendi que tem que parar para o outro atravessar, e que, no sinal amarelo, precisa ficar alerta porque já vai fechar”.
Desde a sua inauguração, em outubro do ano passado, o Detranzinho já recebeu mais de 1.100 alunos de escolas públicas e privadas. “Teremos uma semana inteira de programação e pretendemos intensificar o atendimento do Detranzinho nas próximas semanas com escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Belém”, informa Edilssa Carla, gerente de Programas e Projetos Pedagógicos do Detran. As escolas interessadas em participar do Detranzinho podem solicitar a agenda pelo e-mail [email protected].