Belém sedia debate sobre resiliência climática com organizações globais

 

A cidade de Belém foi palco de uma oficina voltada para a análise das capacidades de resiliência climática e a desastres. O evento, promovido pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) em parceria com a Prefeitura de Belém e o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, reuniu representantes de órgãos municipais, estaduais e federais. O encontro faz parte do Plano de Trabalho acordado entre a Prefeitura de Belém e a UNDRR, alinhado à iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030.

Adriana Campelo, coordenadora da iniciativa para a América Latina e Caribe, destacou que a UNDRR busca implementar o marco de Sendai, voltado para a redução de riscos de desastres. Segundo ela, a melhor forma de trabalhar com localidades e municípios é desenvolver capacidades locais, treinando as pessoas que melhor conhecem os riscos e problemas dos territórios para que possam elaborar seus planos e estratégias de resiliência.

Desde 2021, a Prefeitura de Belém tem se dedicado à elaboração de relatórios que mapeiam áreas de risco e gases de efeito estufa. Atualmente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está focada no levantamento de áreas verdes e no inventário de arborização, conforme explicou a secretária Christiane Ferreira.

A oficina teve como objetivo realizar uma análise criteriosa das capacidades de resiliência climática e de desastres. Clément Da Cruz, Oficial Júnior de Programas da UNDRR, explicou que a oficina visava implementar ferramentas da UNDRR para identificar as fortalezas e as lacunas na gestão de riscos de Belém.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa e das parcerias estabelecidas para ajudar a cidade a enfrentar melhor os eventos climáticos. Claudionor Corrêa, titular da Defesa Civil de Belém, destacou que a oficina é fundamental para o órgão municipal, que lida com situações de sinistros e desastres na cidade.

A oficina contou com a participação de membros do Fórum do Clima, órgãos municipais de Belém e colaboradores da Prefeitura nas áreas de planejamento, meio ambiente, infraestrutura, assistência social, habitação, defesa civil e outros setores relacionados à gestão de riscos. Além disso, representantes de diversas instituições foram convidados a participar do evento.