A segurança nas escolas municipais de Belém ganhou um importante reforço nesta quinta-feira (24), com a entrega de 19 motocicletas à Guarda Municipal de Belém (GMB). A cerimônia ocorreu no estacionamento do Palácio Antônio Lemos e contou com a presença do prefeito Igor Normando, do secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), Luciano de Oliveira, da inspetora-geral da GMB, Elen Melo, além de outras autoridades.
Novos veículos
Os novos veículos serão utilizados pelo Batalhão de Ronda Preventiva Escolar (ROPE), ampliando a capacidade de deslocamento das equipes e garantindo mais agilidade no atendimento às unidades de ensino da capital paraense.
“Estamos entregando essas motocicletas em parceria com o Governo Federal como forma de investir na nossa Guarda, principalmente para fortalecer a segurança e a prevenção nas escolas da rede municipal”, afirmou o prefeito Igor Normando.
A atuação do ROPE integra as ações do programa “Guarda Amigo da Escola”, que busca estreitar os laços entre a Guarda Municipal e a comunidade escolar, por meio de ações educativas e preventivas. O programa promove visitas regulares às escolas, palestras sobre violência, bullying e uso de drogas, além de apresentações do canil e da banda da GMB, fortalecendo vínculos com alunos, professores e gestores.
“Segurança não se faz apenas com repressão, mas com presença, escuta e parceria com a comunidade. É isso que o programa ‘Guarda Amigo da Escola’ vem construindo. Por isso, essas motocicletas serão essenciais para ampliar a presença do ROPE em todas as escolas do município”, destacou Elen Melo, inspetora-geral da GMB.
Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP)
As motocicletas foram doadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em reconhecimento às metas alcançadas pela Guarda Municipal de Belém por meio das ações sociais e educativas desenvolvidas nas escolas.
“Com esses novos veículos, esperamos tornar as rondas escolares mais frequentes e eficazes, aumentando a sensação de segurança e consolidando o ambiente escolar como espaço de proteção e aprendizado. Aos finais de semana, quando não há aulas, os veículos também poderão ser utilizados nas rondas regulares da GMB”, finalizou Luciano de Oliveira, titular da Segbel.