Em um movimento histórico, os assentamentos rurais Mártires de Abril, Paulo Fonteles e Elisabete Teixeira, ligados ao Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), agora fazem parte do comitê do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas no distrito de Mosqueiro, em Belém.
Este comitê tem como objetivo coordenar as ações do processo de escuta das comunidades, visando à elaboração de propostas para o Plano Municipal e para a Conferência Municipal de Adaptações às Mudanças Climáticas, eventos programados para os meses de abril e junho, em Belém do Pará, em preparação para a COP-30. A adesão dos representantes dos assentamentos foi anunciada após uma plenária realizada no último final de semana no assentamento Mártires de Abril, localizado na estrada BL 13, acesso à Baia do Sol, e que contou com a participação de dezenas de pessoas.
Calor do Pará estraga a ração do cachorro e do gato no pote
Como guardar café e farinha para não empelotar na umidade
Como a mandioca venenosa virou a base da culinária do Pará
O coordenador do assentamento Mártires de Abril, Antônio Agnor, descreveu o momento como histórico e expressou sua satisfação em participar do comitê do distrito de Mosqueiro na etapa de construção do Plano Municipal de Mudanças Climáticas.
Os três assentamentos rurais de Mosqueiro têm mais de uma década de atividades e representam uma grande parcela do território da ilha, com áreas verdes preservadas e produção de alimentos pela agricultura familiar. No assentamento Paulo Fonteles, por exemplo, existem duas reservas florestais legalizadas e preservadas. Além da produção de alimentos, os assentamentos geram anualmente sessenta mil mudas de espécies alimentícias, medicinais e ornamentais, contribuindo para a preservação ambiental e para a segurança alimentar.
Durante o evento, produtos da agricultura familiar, como cupuaçu, mandioca, tucupi, limão, abóbora, maniva e ingá-cipó, foram comercializados. Os participantes puderam degustar café feito à base de macaxeira cozida e tapioquinha, típicos de Mosqueiro.
A plenária nos assentamentos foi iniciada com um ritual místico de canto, poesia e oferendas à “mãe terra”, destacando o compromisso com a preservação ambiental e a produção sustentável.
Claudionor Corrêa, presidente da Comissão de Defesa Civil Municipal, ressaltou a importância do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas diante da urgência das medidas para reduzir os impactos do aquecimento global. Ele convidou os assentamentos a participarem das ações preventivas contra desastres naturais.
O professor Marco Carrera, da Universidade Livre da Amazônia, destacou a importância da participação da comunidade na elaboração das propostas do Plano Municipal e da Conferência de Adaptações às Mudanças Climáticas.
A plenária nos assentamentos rurais de Mosqueiro é parte de uma série de eventos organizados pelo Fórum Municipal de Mudanças Climáticas. As próximas reuniões ocorrerão em diferentes áreas de Mosqueiro, envolvendo mais comunidades e ampliando a participação popular na construção de soluções para os desafios climáticos enfrentados pela região.
Mais Lidas
- Revista Pulsar abre chamada nacional para artigos científicos de estudantes
- Jiboia no apartamento: bonita, resistente e fácil de multiplicar
- Esfoliação com açúcar e mel: como renovar a pele com segurança
- Avicultora ganha aviário completo em Juruti e celebra nova renda
- Folha queimada no lírio da paz? A solução é simples
O Google lançou as Fontes Preferenciais: você escolhe os veículos que aparecem com prioridade. Adicione o Pará+ e garanta a nossa cobertura sempre em destaque.
⭐ Adicionar Pará+ como Fonte PreferencialComo funciona em 3 passos:
- Pesquise qualquer assunto no Google
- Toque no ⭐ ao lado de “Principais Notícias”
- Busque Pará+ e marque a caixa — pronto!




