A Revitalização do Igarapé Lajeado: Um marco para o saneamento básico em Parauapebas


A cidade de Parauapebas, conhecida por sua rica biodiversidade e proximidade com a Floresta Nacional de Carajás, está passando por uma transformação significativa. A Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), está realizando uma obra de ampliação e melhoria na Estação de Tratamento de Água (ETA) II.

Um Projeto de Impacto

A obra faz parte do Projeto de Revitalização do Igarapé Lajeado, que é executado 100% com recursos próprios. O projeto beneficiará cerca de 90 mil moradores, elevando a capacidade de tratamento de água potável no município. A obra atenderá os Complexos Tropical e Altamira, e também os bairros Habitar Feliz I e II, Vale do Sol e uma parte do Cidade Jardim.

A Importância do Abastecimento de Água

Dentre os serviços fundamentais ligados ao saneamento básico, está o abastecimento de água. O acesso à água potável é um direito de todos e possui fundamental importância para a saúde humana. A ETA II, localizada no bairro Bela Vista, entre os bairros Rio Verde e Liberdade, faz divisa com a Floresta Nacional de Carajás e o Rio Parauapebas, local de onde é captada a água bruta para abastecer os reservatórios da estação de tratamento.

Avanços na Obra

No local, o programa de saneamento já realizou a movimentação de terra para executar o muro de contenção necessário à proteção das áreas residenciais. A obra contempla, ainda, etapa de urbanização e pavimentação asfáltica. A obra já está 35% concluída e, ao final, vai melhorar o abastecimento de água potável para, aproximadamente, 20 mil residências.

Desafios e Soluções

“Atualmente, neste trecho da obra, estamos realizando a contenção dos taludes, serviço de geotecnia, uma das especialidades da engenharia civil. O solo grampeado serve para conter esses taludes, etapa de grande responsabilidade estrutural e que compõe os trabalhos de ampliação da ETA II”, explica Fábio Felisberto, engenheiro civil do Prosap que também atua na obra.

Na área da ETA II, o Prosap também está executando a obra do Booster que consiste em um sistema de bombeamento compacto destinado a contribuir com a expansão da estação de tratamento. “A obra do Booster trata-se da instalação de uma adutora de 1.400 metros de comprimento com diâmetro 700 milímetros. É uma obra de extrema necessidade para a realização da melhoria e ampliação da ETA II porque ela irá repotencializar a distribuição de água”, explica Mateus de Menezes.

A obra será concluída, juntamente, com a de ampliação e melhoria na ETA II e vai ajudar a distribuir água de maneira mais regular aos bairros abrangidos. Este é um passo significativo para o futuro de Parauapebas, garantindo o acesso à água potável para todos os seus residentes.