Seduc abre inscrições para participação de professores em intercâmbio nos EUA


 

 

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) está com inscrições abertas para o Programa de Aperfeiçoamento para professores de língua inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI). O programa é voltado para professores efetivos de língua inglesa do ensino médio e oferece a oportunidade de realizar um curso de intercâmbio nos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março, através do email [email protected].

O programa de intercâmbio, uma parceria entre o Departamento de Estado dos Estados Unidos e a Seduc, tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana. O curso inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e uso de tecnologias em educação. O objetivo é contribuir para a melhoria do ensino nos países dos participantes, transformando seus professores em líderes que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.

Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará, destaca que essa é uma oportunidade incrível para os professores de inglês da rede estadual do Pará. Ele ressalta que a Seduc está elaborando uma série de políticas que incluem a participação intensiva dos professores e estudantes no Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente, neste ano, e para a COP 30 no ano que vem, ambos no Pará.

O programa acontecerá entre os meses de agosto a dezembro de 2024 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio nos Estados Unidos, permitindo que os participantes no DAI possam interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e estudantes nos Estados Unidos.

Para se candidatar, o interessado deve atender a uma série de requisitos, incluindo ser cidadão brasileiro, não ter cidadania norte-americana, possuir licenciatura em língua inglesa, ter no mínimo cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês, ter proficiência em inglês, ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio, ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ou municipal, e despender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular.

Os candidatos passarão por três seleções: estadual, nacional e internacional. Na fase estadual, a avaliação será feita pela Seduc, levando em conta o projeto individual do candidato. Na etapa nacional, as propostas serão avaliadas por um comitê de especialistas indicados pela Comissão Fulbright e Consed. Na etapa internacional, todas as candidaturas serão revisadas por um comitê de especialistas em educação em Washington, D.C.

A professora Cleide Oliveira, que leciona na Escola Estadual Professora Ducilla Almeida do Nascimento, em Altamira, foi selecionada em 2022 e esteve nos Estados Unidos em 2023. Ela relata que o Fulbright DAI foi um divisor de águas na sua trajetória profissional e uma experiência que abriu portas incríveis.

Para se inscrever, o candidato deve enviar os documentos necessários para o email [email protected], identificando no assunto “INSCRIÇÃO FULBRIGHT DAI 2023-2024”. Caso o candidato seja selecionado, o visto será dado posteriormente pelo Secretário Adjunto de Educação Básica da Seduc, Júlio Meireles.