Sectet leva à Feira Pan-Amazônica do Livro projetos voltados ao empreendedorismo e ao conhecimento científico


Presente por todo o Estado, atuando por meio de diversos programas e ações, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) também está inserida na programação da 26ª Edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, de 9 a 17 de setembro, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

Responsável por um dos estandes do evento, a Sectet apresentará ao público os projetos que são desenvolvidos dentro das Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará, as quais são geridas pelo órgão desde 2019. Os trabalhos envolvem temas como sustentabilidade, empreendedorismo, educação financeira, robótica e muito mais.

Outro projeto que estará no espaço será a “Caravana da Ciência e Tecnologia”, que já está na sua segunda edição percorrendo as escolas do Estado, levando oficinas, experimentos, conhecimento científico e feira de ciências. Junto a ela, o projeto “Amazon Maker” faz sucesso entre jovens e adultos, com oficinas de informática, impressão 3D e robótica.

“Por ser uma secretaria voltada para o segmento educacional, é muito importante termos este espaço para mostrar os trabalhos que desenvolvemos, são projetos que levam ao aluno a vontade de fazer ciência e tecnologia nas escolas. É muito importante que tenhamos sempre esses espaços, mostrando que a Secretaria tem este potencial, voltado para ciência, tecnologia e inovação”, ressalta o diretor de Educação Superior, Profissional e Tecnológica da Sectet, Washington Berg.

Durante a programação da Feira, a Secretaria aproveita para realizar o lançamento oficial do “Enem Pará 2.0”, plataforma de ensino a distância que ajudará os estudantes em preparação para o prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No local, os interessados terão mais informações sobre o programa e poderão realizar o cadastro na plataforma.

Além das ações voltadas aos estudantes e professores do Estado, o estande da Sectet também levará aos visitantes da Feira mais informações sobre o “StartUp Pará”, programa estadual que apoia o empreendedorismo inovador por meio de editais de incentivo a novas ideias voltadas a setores primordiais para o desenvolvimento local.

Para o titular da Sectet, Victor Dias, será um grande evento, que demonstra a imensa riqueza educacional, tecnológica e cultural do Pará. “Estamos preparando uma programação especial e voltada para todas as idades. O nosso objetivo é aproximar as pessoas de experiências científicas e tecnológicas, além de apresentar as diversas iniciativas desenvolvidas pelos programas ligados à Sectet. Toda a população está convidada para conhecer o nosso estande”, enfatizou.

A 26ª Edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes ocorre de 9 a 17 de setembro, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, e é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O público poderá visitar a Feira sempre das 9h às 21h, com entrada gratuita. O evento é a maior ação de incentivo à leitura no Pará.