
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), segue com o programa de revitalização das faixas de pedestres em diversos pontos da cidade. Na noite desta quarta-feira (19), mais uma etapa do processo foi realizada no cruzamento das avenidas Senador Lemos e Dr. Freitas, no bairro da Sacramenta. A iniciativa tem como objetivo melhorar a segurança viária, especialmente para os pedestres, e contribuir para a organização da mobilidade urbana.
Ao todo, seis faixas de pedestres foram revitalizadas, substituindo sinalizações desgastadas pelo tempo e pelo tráfego intenso, que representavam um risco elevado de acidentes, especialmente para os pedestres. “A manutenção dessas sinalizações é essencial para corrigir falhas e garantir que esta importante via esteja bem sinalizada e segura”, afirmou Luciano Oliveira, titular da Segbel.
A revitalização foi realizada durante a noite, a partir das 22h, para minimizar impactos no fluxo de veículos, que é reduzido nesse horário. O trabalho incluiu a aplicação de sinalização horizontal mais clara e visível, com o objetivo de proporcionar um trânsito mais seguro e organizado, reduzindo o risco de acidentes, especialmente atropelamentos e colisões. “Manter a sinalização em boas condições garante maior segurança e também facilita a fluidez do tráfego intenso, contribuindo diretamente para a mobilidade urbana”, completou Luciano Oliveira.
Caminhada de Fé: tradição paraense une devoção, resistência e solidariedade há mais de três décadas
Belém mobiliza famílias para atualizar vacinação de crianças e adolescentes até setembro
Calor do Pará estraga a ração do cachorro e do gato no pote
Planejamento Estratégico de Revitalização
Essa revitalização integra o planejamento estratégico da Segbel, iniciado em janeiro deste ano, com foco na melhoria da sinalização horizontal em Belém e na promoção da segurança viária em toda a cidade. Desde o início do programa, cerca de 45 faixas de pedestres já foram revitalizadas, apesar dos desafios impostos pelas chuvas do inverno amazônico, que dificultaram a execução dos trabalhos em alguns períodos.
Além da revitalização da sinalização horizontal ao longo do ano, está prevista a instalação de novas placas de sinalização vertical em pontos estratégicos, com base em estudos técnicos e solicitações registradas na Ouvidoria da Segbel.
“A revitalização das faixas de pedestres e a ampliação da sinalização viária são passos fundamentais para o desenvolvimento da cidade, pois alinham segurança, mobilidade e acessibilidade para todos. Esse trabalho será uma prioridade contínua para garantir melhorias constantes na infraestrutura viária de Belém”, concluiu Luciano Oliveira.
Mais Lidas
- Geladeira com cheiro na comida passa para os alimentos e como tirar
- Projeto Flor e Raiz fortalece mulheres, valoriza identidades e transforma apoio familiar em força para empreender em Santa Bárbara-Pa
- Como fazer peixe moqueado e por que a fumaça vem da brasa
- Ar-condicionado com cheiro de mofo tem filtro como primeiro ponto de limpeza
- Como se faz o brinquedo de miriti de Abaetetuba
O Google lançou as Fontes Preferenciais: você escolhe os veículos que aparecem com prioridade. Adicione o Pará+ e garanta a nossa cobertura sempre em destaque.
⭐ Adicionar Pará+ como Fonte PreferencialComo funciona em 3 passos:
- Pesquise qualquer assunto no Google
- Toque no ⭐ ao lado de “Principais Notícias”
- Busque Pará+ e marque a caixa — pronto!




