
Nesta terça-feira (13), o governador do Pará, Helder Barbalho, e o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, formalizaram novas parcerias para fortalecer políticas públicas, com foco principal no combate à evasão escolar e no desenvolvimento da educação ambiental no estado. Além disso, foi acordada a colaboração para a realização da COP Jovem, que ocorrerá em Belém.
O acordo firmado também abrange iniciativas nas áreas de Saúde e Nutrição, Proteção contra a Violência, Água, Saneamento e Higiene, Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, além de Pobreza Infantil e Proteção Social. O encontro contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Francisco Melo (Chicão), e do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Boto Cor-de-Rosa conquista bicampeonato no Festival dos Botos 2026 e celebra a força da cultura amazônica
Vila Que Era, a memória do lugar onde Bragança começou
Cerâmica caeteuara preserva saberes ancestrais às margens do rio Caeté, em Bragança
Durante a reunião, realizada no gabinete do governador no Palácio dos Despachos, em Belém, Helder Barbalho destacou a importância da colaboração entre o governo estadual e o Unicef, ressaltando a experiência e a abrangência das duas instituições como fundamentais para o sucesso das ações conjuntas.
“Nossa meta é avançar significativamente nas parcerias com o Unicef para cuidar de nossas crianças e adolescentes, especialmente na luta contra a evasão escolar. É necessário um esforço conjunto das instituições para que possamos implementar melhorias significativas na educação”, afirmou Helder Barbalho.
Mobilização Juvenil e Educação Ambiental
Atualmente, o Unicef e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já realizam ações conjuntas voltadas para a educação ambiental e a mobilização de adolescentes e jovens para a COP 30, conferência juvenil marcada para o primeiro semestre de 2025, que servirá de preparação para a conferência global sobre mudanças climáticas, prevista para novembro do mesmo ano.
“Este novo acordo com o Unicef abrange diversas áreas, com especial ênfase na educação. O Unicef, com sua vasta experiência mundial em apoio à educação, estará aqui com esse acordo ao qual o Estado aderiu. Vamos avançar, por exemplo, em programas como o Busca Ativa, onde nenhum aluno pode ficar fora da escola. O Unicef tem grande expertise que pode beneficiar não apenas a rede estadual, mas também todos os municípios do Pará. Este é um processo essencial”, destacou o secretário Rossieli Soares.
Mais Lidas
- Revista Pará+ 292: Agropec 2026, Parque 25 e os peixes que sustentam a floresta
- Sairé 2026 encerra celebrações em Alter do Chão com fé, tradição e ancestralidade
- Bela Portugal reinventa clássicos paraenses em versões acústicas e românticas e conquista o público nas redes sociais
- Exportações do Pará ao Canadá somam US$ 322 milhões e evento busca abrir espaço para alimentos e bioeconomia
- Como fazer peixe moqueado e por que a fumaça vem da brasa
O Google lançou as Fontes Preferenciais: você escolhe os veículos que aparecem com prioridade. Adicione o Pará+ e garanta a nossa cobertura sempre em destaque.
⭐ Adicionar Pará+ como Fonte PreferencialComo funciona em 3 passos:
- Pesquise qualquer assunto no Google
- Toque no ⭐ ao lado de “Principais Notícias”
- Busque Pará+ e marque a caixa — pronto!




