Nesta terça-feira (13), o governador do Pará, Helder Barbalho, e o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, formalizaram novas parcerias para fortalecer políticas públicas, com foco principal no combate à evasão escolar e no desenvolvimento da educação ambiental no estado. Além disso, foi acordada a colaboração para a realização da COP Jovem, que ocorrerá em Belém.
O acordo firmado também abrange iniciativas nas áreas de Saúde e Nutrição, Proteção contra a Violência, Água, Saneamento e Higiene, Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, além de Pobreza Infantil e Proteção Social. O encontro contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Francisco Melo (Chicão), e do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Exportações de açaí crescem 15.000% em dez anos
Semu realiza programação para celebrar os 30 anos da Convenção de Belém do Pará
Entre assobios e serpentes, o poder das lendas no Pará
Durante a reunião, realizada no gabinete do governador no Palácio dos Despachos, em Belém, Helder Barbalho destacou a importância da colaboração entre o governo estadual e o Unicef, ressaltando a experiência e a abrangência das duas instituições como fundamentais para o sucesso das ações conjuntas.
“Nossa meta é avançar significativamente nas parcerias com o Unicef para cuidar de nossas crianças e adolescentes, especialmente na luta contra a evasão escolar. É necessário um esforço conjunto das instituições para que possamos implementar melhorias significativas na educação”, afirmou Helder Barbalho.
Mobilização Juvenil e Educação Ambiental
Atualmente, o Unicef e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já realizam ações conjuntas voltadas para a educação ambiental e a mobilização de adolescentes e jovens para a COP 30, conferência juvenil marcada para o primeiro semestre de 2025, que servirá de preparação para a conferência global sobre mudanças climáticas, prevista para novembro do mesmo ano.
“Este novo acordo com o Unicef abrange diversas áreas, com especial ênfase na educação. O Unicef, com sua vasta experiência mundial em apoio à educação, estará aqui com esse acordo ao qual o Estado aderiu. Vamos avançar, por exemplo, em programas como o Busca Ativa, onde nenhum aluno pode ficar fora da escola. O Unicef tem grande expertise que pode beneficiar não apenas a rede estadual, mas também todos os municípios do Pará. Este é um processo essencial”, destacou o secretário Rossieli Soares.
Mais Lidas
- Dor no ombro ao levantar o braco: 3 causas que nao sao graves
- Bolo de banana sem farinha de trigo: receita fit que nao tem erro
- Vitamina de açaí com banana e granola: energia amazônica no copo
- Entre assobios e serpentes, o poder das lendas no Pará
- Espetáculo cultural da Quadrilha Explosão Junina do Vale Azul une arte e tradição nos bairros periféricos de Belém




