A exposição “Catarse de Devoção” iniciará uma nova etapa de programação na Galeria Benedito Nunes. Neste sábado (14), a artista Paula Giordano espera o público para uma visita guiada pela mostra, às 10h. A atividade é gratuita e o projeto foi contemplado pelo Prêmio Branco de Melo 2023.
Foto: Bob Menezes/DivulgaçãoSigno marcante do Círio de Nazaré, a corda é o foco da pesquisa de Paula, iniciada em 2012. Elemento disputado nas duas principais romarias, a corda tem o peso da ligação com o sagrado e tocar nela é, para muitos fiéis, tocar no divino. “Existe uma poética dramática que se descortina quando o homem através destes sacrifícios crê estar purificando a sua alma”, observou a artista.
O objetivo da paraense é aproximar o público daquilo que sente quando fotografa essa fé, capaz de superar os limites do corpo humano. Para ela, atividades como essa são essenciais para ampliar o debate sobre a arte e sobre o fazer artístico. “É uma oportunidade de fala e escuta mútuas, onde é possível maior proximidade com o processo do artista, mediando e criando pontes de interpretação”, disse Paula.
“Não precisa nem fazer inscrição. Convidamos o público para esta visita guiada na exposição ‘Cartarse de Devoção’, da Paula Giordano. Esperamos todos na Galeria Benedito Nunes, neste sábado, às 10h”, convidou a coordenadora das galerias da FCP, Eliane Moura.
Com imagens em preto e branco e vídeo em tom documental, a mostra Catarse de Devoção segue com visitação aberta ao público até 28 de novembro, de segunda a sexta, sempre das 09 às 17h, na Galeria Benedito Nunes, no subsolo do Centur. A entrada é gratuita.
Foto: Divulgação/ Debb CabralIncentivo – A Fundação Cultural do Pará (FCP) promove a difusão e o acesso democrátrico aos bens culturais do Estado. A instituição opera através de editais, prêmios, leis de incentivo e linhas de financiamento para as diversas esferas de pesquisa, prática e produção da arte e do ofício em diferentes linguagens artísticas e socioculturais.
Como forma de incentivar a produção artística e o uso dos equipamentos culturais, a FCP lançou o Prêmio Branco de Melo. O edital garante o acesso dos proponentes selecionados às galerias Theodoro Braga, Benedito Nunes e Ruy Meira. Nesses locais, são expostos desenhos, pinturas, fotografias, instalações, artes integradas, dentre outras linguagens da arte contemporânea.
Incluem-se também projetos que valorizem, em seu escopo, a pesquisa, a criação artística, a diversidade cultural brasileira em suas mais distintas vertentes simbólicas e a identidade de gênero, étnica e geracional. O prêmio destinado aos artistas selecionados é de R$25 mil.
Funcionamento – Vale ressaltar que as galerias da Fundação estarão abertas neste fim de semana. A Galeria Theodoro Braga funcionará na sexta-feira, pela parte da tarde, com a exposição Reminiscências, de Renata Aguiar. Já a Galeria Benedito Nunes abrirá nos dias 12 e 13, das 9h às 17h, e no sábado, das 9h às 13h.
Serviço
Exposição Catarse de Devoção, visita guiada
Data: 14/10/2023
Horário: 10h.
Local: Galeria Benedito Nunes
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré
Entrada franca.
Texto de Álvaro Frota/ Ascom FCP