Destino Pará: Gastronomia e Turismo na WTM Latin America

 

O sabor marcante da gastronomia paraense ganha destaque na 11ª edição da Feira WTM Latin America, realizada de 15 a 17 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), marca presença com um estande exclusivo para apresentar o encantador Destino Pará, contando com a expertise do chef Arturo Baéz, que irá preparar algumas iguarias da culinária regional, reconhecida mundialmente por sua originalidade, criatividade e paladar único.

Considerada a maior feira de turismo da América Latina e um evento B2B, a WTM Latin America 2024 proporciona excelentes oportunidades de negócios, alto retorno sobre o investimento e acesso a compradores, influenciadores e profissionais de destaque da indústria de viagens e turismo. Com o tema “The Future is Open. Be The Change” (O Futuro é Aberto. Seja a Mudança), a WTM Latin America reúne os principais players do turismo mundial para discutir tendências, compartilhar experiências e fomentar negócios na América Latina.

No estande do Pará, os visitantes poderão degustar pratos como tacacá, mousse de cupuaçu com praliné de castanhas, casquinha de caranguejo, maniçoba, açaí com tapioca e arroz paraense, preparados com maestria pelo chef Arturo Baéz.

Durante a feira, a diretora de Produtos Turísticos da Setur, Alessandra Pamplona, conduziu a capacitação “Destino Pará” para 50 agentes de turismo. Segundo Alessandra, “Realizar capacitações de destino é fundamental para o desenvolvimento do turismo em uma região. Essas capacitações fornecem conhecimento sobre os atrativos locais, serviços disponíveis, cultura e história, permitindo que os profissionais do setor ofereçam experiências mais autênticas e relevantes aos seus clientes.”

Para Alessandra Pamplona, a participação do Pará na WTM destaca-se nesta edição por dois grandes diferenciais. “Estamos apresentando nossa nova marca turística, Viva Pará, Amazônia mais Viva, em uma feira no Brasil. E como produto, estamos promovendo o Estado como um destino para ‘experienciar’ a Amazônia, uma Amazônia que combina todas as facilidades de uma grande metrópole com o contato direto com a natureza.”

Eduardo Costa, titular da Setur, destaca a importância da presença do Pará na WTM: “É fundamental que nosso Estado esteja presente, promovendo nossos atrativos diversos de ecoturismo, cultura e gastronomia, além de expandir nossa rede de contatos e encontrar oportunidades que impulsionem nosso Estado. Também reforça o Destino Pará como sede da COP 30, a conferência mundial sobre o clima, chancelando mais uma vez nosso Estado como um protagonista global.”

Com uma expectativa de receber mais de 27 mil profissionais de viagens e expositores de 40 países, a WTM Latin America apresenta mais de 55 atividades paralelas, incluindo conferências, seminários, eventos de networking e turismo responsável. Entre as novidades desta edição está a Rota da Diversidade, que visa incentivar inovações significativas e reconhecer projetos criativos relacionados ao Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+.

Além disso, a feira incentiva os expositores a reduzirem seu impacto ambiental, promovendo o uso de materiais de divulgação em formato digital, como catálogos, mapas do evento e convites para a cerimônia de abertura.