Belém é convidada a fazer parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica


 

O Fórum de Cidades Amazônicas (FCA), liderado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, recebeu um convite para se juntar à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O convite foi estendido pela Diretora Executiva da OTCA, Vanessa Grazziotin, no Palácio Antônio Lemos, na manhã de sexta-feira, 15.

A OTCA é uma organização intergovernamental composta por oito países da Amazônia: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Esses países assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), formando o único bloco socioambiental da América Latina.

A OTCA, com uma visão abrangente do processo de Cooperação Sul-Sul – uma forma de cooperação técnica internacional entre países em desenvolvimento com desafios e experiências semelhantes – atua em várias dimensões: político-diplomática, estratégica e técnica. Ela cria sinergias entre governos, organizações multilaterais, agências de cooperação, sociedade civil organizada, movimentos sociais, comunidade científica, setores produtivos e a sociedade em geral.

A agenda da OTCA começou em Belém com reuniões preparatórias para a Conferência Internacional sobre a Amazônia e Novas Economias 2024. A Diretora Executiva, Vanessa Grazziotin, afirmou que Belém é crucial para o desenvolvimento regional. “A posição de Edmilson Rodrigues como presidente do Fórum de Cidades Amazônicas já lhe deu a visibilidade internacional necessária para a nossa região. Em uma reunião com representantes de vários países, ouvi um presidente de um Banco Internacional citar o prefeito na defesa dos investimentos em saneamento e fornecimento de água nas cidades amazônicas”.

Para o prefeito Edmilson Rodrigues, receber um convite como esse é uma honra, especialmente por fazer parte de uma organização que reafirma a solidariedade internacional. “Este convite reafirma a unidade internacional, não apenas latino-americana, mas também amazônica, como um princípio fundamental para o desenvolvimento da Pan-Amazônia. Cidades amazônicas, como Belém e Manaus, são importantes para afirmar a soberania, democracia, respeito à natureza e justiça social da região”.

O FCA é uma organização autônoma que representa os governos das cidades amazônicas e está em processo de integração ao marco institucional da OTCA. O objetivo do FCA é promover a urbanização sustentável na Amazônia, com foco na gestão e planejamento urbano, bem como em aspectos relacionados à infraestrutura, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, inclusão social, gestão sustentável de resíduos, água e saneamento, combate ao desmatamento e queimadas, entre outros.