Até dezembro, Hospital Abelardo Santos disponibilizará 1,2 mil mamografias

Principal meio de prevenção contra o câncer de mama, o exame de mamografia é a melhor forma de descobrir a doença ainda no início. Para apoiar a causa e incentivar a busca pelo diagnóstico precoce, a partir deste mês, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), amplia o seu leque de oferta do exame e disponibilizará, até dezembro desse ano, 1.200 mamografias para pacientes regulados através da Secretaria de Saúde Pública (Sespa).

Segundo o Ministério da Saúde, toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas! É um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.

Orientação – Para reforçar os cuidados com a saúde feminina e masculina, a unidade investiu em uma programação de orientações e treinamentos, nesta quarta-feira (31/10) e quinta-feira (01/11), em diversos horários, para alcançar todos os profissionais do hospital.

“O nosso evento é alusivo ao Outubro Rosa e Novembro Azul, tendo como destacar a importância da prevenção em diagnóstico precoce do câncer de mama, útero e próstata. A ideia é fomentar a conscientização sobre a temática para os nossos colaboradores”, explicou a enfermeira do HRAS Jamilly Silva.

A diretor técnica do HRAS, Barbara Mascarenhas, enfatiza que as iniciativas reforçam o compromisso do Abelardo Santos, com a promoção à saúde e a valorização a vida.
“Quanto mais cedo esses cânceres forem descobertos, maiores são as chances de curá-los. No caso do câncer de mama, ao ser identificado algum tumor na mamografia, ainda é necessário fazer uma biópsia para descobrir se ele é benigno ou maligno, ou seja, se é um câncer ou não. Por isso, o exame é tão importante”, ponderou.

Referência 

O Hospital Regional Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará, e tem  administração do Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).