A Prefeitura de Belém, através da Guarda Municipal, intensificou o policiamento na capital e nos distritos durante a temporada de verão. Aproximadamente 250 guardas municipais dos grupamentos Operacional e Tático estão trabalhando continuamente para assegurar tranquilidade durante as férias escolares.
No sábado (6) e domingo (7), as famílias que aproveitaram as praias nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e nas ilhas de Cotijuba e Combu sentiram a presença das forças de segurança. Os guardas municipais realizaram policiamento preventivo e ostensivo nas praias e bairros, promovendo uma sensação de segurança.
Em Mosqueiro, uma campanha informativa foi realizada no pórtico de entrada, onde motoristas e veranistas receberam folders sobre leis contra a violência doméstica, importunação sexual, proibição do uso de linhas enceradas para pipas e combate à poluição sonora, entre outras. Durante a ação, 28 veículos foram fiscalizados e 660 pessoas abordadas. Além disso, 10 carros com som automotivo foram orientados sobre os limites de volume permitido para evitar poluição sonora e crime ambiental.
A mesma abordagem foi realizada na praia Grande, em Outeiro, onde a ilha de Caratateua recebeu uma ação conjunta de fiscalização com o Juizado da Infância e Juventude em cinco bares.
“Tivemos a iniciativa de distribuir os panfletos para informar os cidadãos sobre as leis e mostrar nosso compromisso em combater qualquer tipo de violação”, afirmou o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, que esteve presente durante a campanha. “Aproveitamos para interagir com as famílias e esclarecer dúvidas sobre como acionar a GMB pelo 153 ou a PM pelo 190, caso necessário”, explicou Joel.
No final de semana, guardas municipais apreenderam 16 carretéis de linhas cortantes na praia do Farol, em Mosqueiro, e na praia Grande, em Outeiro.
Além de garantir a segurança, a Guarda Municipal organizou atividades para o público infantil. A ação “Bora Colorir”, com desenhos temáticos para colorir, foi realizada no caramanchão da Praia do Farol.
“Ações como essa mostram que a Guarda Municipal está ao lado da população em todas as ocasiões. Estamos reforçando a segurança preventiva e ostensiva nos balneários e promovendo o policiamento de proximidade. Esse tipo de ação é benéfico e aumenta a confiança dos cidadãos em nosso trabalho”, concluiu o inspetor-geral.
Regina Freitas, dona de casa que veio do Moju para passar as férias em Mosqueiro, levou suas filhas Lenaile (4) e Landria (9), além da sobrinha Eloisa Silva (7), para participar das atividades da Guarda Municipal. “Achei esse espaço muito legal. Minhas filhas adoraram pintar e conhecer a Guarda Municipal de Belém”, destacou a veranista.
Em Icoaraci, a segurança foi intensificada no trapiche de embarque e desembarque para Cotijuba e na orla, com guardas municipais participando de uma ação de trânsito com a Semob.
Criança Perdida
Apesar da tranquilidade, uma equipe do Grupamento de Ações Táticas (GAT) encontrou uma criança de cinco anos perdida na orla, próximo à concha acústica, na tarde de sábado. Os guardas andaram com a criança até encontrarem a mãe na praia do Cruzeiro, orientando a família e entregando a menina em segurança.
O patrulhamento fluvial também atuou nos rios com fiscalização e abordagem. Durante os dois dias, seis embarcações, incluindo barcos e motos aquáticas, foram fiscalizadas e orientadas. A GMB avaliou o primeiro final de semana das férias escolares como tranquilo.
Em Belém, o Grupamento Operacional deu apoio no último dia do cortejo do Arraial do Pavulagem, enquanto o Grupamento Ronda da Capital (Rondac) reforçou a segurança no Portal da Amazônia. O reforço na segurança nos distritos e ilhas continuará até o dia 31 de julho