‘Uma Noite no Museu’ chega à quinta edição com dois espaços culturais convidados ao circuito


A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza na próxima sexta-feira (13) a quinta edição do Projeto Uma Noite no Museu. A partir de 18 h, os espaços museológicos gerenciados pela Secult no centro de Belém abrirão as portas ao público para visitação gratuita.

Integram o circuito em rede os museus do Complexo Feliz Lusitânia, no bairro da Cidade Velha; o Museu da Imagem do Som, no Palacete Faciola, e o Cemitério Parque da Soledade, todos vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult). São convidados para esta edição o Museu Nacional da Assembleia de Deus, na Avenida Governador Magalhães Barata, e o Centro de Memória da Polícia Militar do Pará, na Rua Gaspar Vianna.

Quem visitar os espaços poderá conferir diversas exposições. No Museu de Arte Sacra, além da visita ao acervo e à nave da Igreja de Santo Alexandre, a experiência contará com a exposição “Mantos: Arte-Afeto, Comunidade e Cartografias do Pará”, que reúne uma variedade de mantos de Nossa Senhora confeccionados por profissionais de escolas de samba da capital e artesãs do interior do Estado. Também haverá uma pequena feira para comercialização de itens da lojinha do Museu de Arte Sacra.Acervo do Museu de Arte Sacra, no Complexo Feliz LusitâniaAcervo do Museu de Arte Sacra, no Complexo Feliz LusitâniaFoto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Na Casa das Onze Janelas estará aberta a exposição “Amazônia Presente” e no Museu do Estado do Pará (MEP), as exposições “Brecheret Modernista” e “Aparição”, do artista Elói Iglesias, que apresenta sua vivência na Festa da Chiquita (evento realizado todo ano após a Trasladação).

No Palacete Faciola, além da visita ao salão histórico, o visitante poderá conhecer a exposição “Eneida Simplesmente”, no Museu da Imagem e do Som. Já no Museu do Círio, o acervo de ex-votos poderá ser visitado, reunindo itens que simbolizam fé e devoção à Senhora de Nazaré.

No Museu do Forte, além da roda de carimbó, a programação proporcionará visita à coleção arqueológica e projeções de vídeo mapping.

Já no Cemitério Parque Soledade, a visita ganha um ar místico em alusão à sexta-feira 13, e terá apresentação do quarteto de cordas da Fundação Carlos Gomes e visita guiada pela área externa do Parque, conduzida por estudantes do curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará (UFPA).Palacete Faciola, que abriga o Museu da Imagem e do SomPalacete Faciola, que abriga o Museu da Imagem e do SomFoto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Espaços convidados – O Museu Nacional da Assembleia de Deus, abrigado no histórico Palacete McDowell, integra o circuito noturno nesta edição. O espaço reúne um acervo de fotografias, livros, documentos, móveis e vestimentas, que contam a história da congregação em Belém e no Brasil. Na visita também é possível vislumbrar um dos símbolos da arquitetura urbana residencial do período da borracha, o próprio Palacete, construído no final do século XIX.

Outra novidade desta edição é o Centro de Memória da Polícia Militar do Pará, abrigado também em um prédio do século XIX. O espaço integra o Complexo Histórico Tiradentes, na Rua Gaspar Vianna, e conta a trajetória dos mais de 200 anos da corporação. O acervo dispõe de pinturas, equipamentos de radiotransmissão, armamentos, insígnias e veículos, que remetem à história do Pará, já que o prédio entrou em funcionamento em 1853, no período pós-Cabanagem.

Economia criativa – A programação também contará com o Preamar da Criatividade, a partir de 17 h. A ação valoriza a economia criativa da região, por meio do incentivo a pequenos produtores locais, e ainda oferece apresentação de artistas.

As 19h30, no pátio interno do Museu do Forte, haverá apresentação do Carimbó do Jonny. A partir de 20 h, na calçada lateral do MEP, o grupo Mercado do Choro se apresenta. Já no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas haverá feira com empreendedores locais ligados à economia criativa e apresentação da DJ Nat Esquema.

Serviço: Projeto “Uma Noite no Museu” – Circuito em Rede. Na sexta-feira (13), das
18 h às 22 h. Museu do Forte do Presépio, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará, Museu de Arte Sacra, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas – Complexo Feliz Lusitânia – Praça Frei Caetano Brandão, bairro da Cidade Velha.

Cemitério Parque da Soledade – Av. Serzedelo Corrêa, 514.

Centro Cultural Palacete Faciola/Museu da Imagem e do Som – Av. Nazaré, 138/194.

Museu Nacional da Assembleia de Deus – Av. Gov. Magalhães Barata, 53.

Centro de Memória da Polícia Militar do Pará – Rua Gaspar Vianna, 746.

Preamar da Criatividade – Feira e apresentações musicais, no Complexo Feliz Lusitânia, das 17 h às 22 h.

Texto: Amanda Engelke – Ascom/Secult