Seduc abre inscrições para certificação de lideranças na rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) abre, gratuitamente, nesta terça-feira (24), as inscrições para etapa de certificação de lideranças obrigatória para o exercício das funções de direção e vice-direção na rede estadual de ensino. Estão aptos a participar todos os servidores efetivos do magistério, incluindo, também, os especialistas em educação e aqueles que já exercem as funções nas escolas. As inscrições podem ser feitas exclusivamente no site da Seduc até o dia 14 de novembro.

“É unânime a relevância do diretor e do vice-diretor para as escolas. Hoje iniciamos uma etapa fundamental para a gestão escolar das unidades da rede estadual. Estamos investindo fortemente na identificação, formação e certificação dos nossos profissionais que já ocupam ou que almejam a posição de gestor, que sonham em transformar as unidades escolares e principalmente em potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Com equipes cada vez mais capacitadas podemos elevar a educação paraense e dar maiores condições e oportunidades para nossos estudantes. É fundamental que a escola seja cada vez mais um espaço de integração, estímulo e de desenvolvimento para nossos profissionais, estudantes e comunidade”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

Segundo relatório que estabelece a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, realizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o sucesso de um bom trabalho escolar está relacionado especialmente à figura dos gestores escolares. Como destacado no documento, a liderança desempenha um papel significativo nas características da organização escolar, refletindo positivamente na qualidade do ensino e da aprendizagem. Como mais uma das ações de valorização dos servidores da educação paraense, a Seduc aumentou em 293% as gratificações para cargos de gestão, podendo chegar a R$3.200 para diretores e R$1.800 para vice-diretores, a partir de janeiro de 2024.

Critérios – Com seis etapas, o processo de certificação reforçará a atuação da gestão escolar e mapeará os servidores efetivos do magistério interessados em assumir a posição, essencial para as escolas. A primeira fase terá início com as inscrições. Em seguida, os inscritos passarão pelos demais momentos compostos por um curso em gestão escolar de 46h; prova presencial de avaliação de competências; apresentação e defesa de um Plano de Gestão para banca examinadora especializada; consulta à comunidade escolar e entrevista com especialista. Cada etapa contará, ainda, com requisitos mínimos e pontuações para seguir adiante e, por fim, conquistar a certificação, obrigatória para o desempenho das funções.

Ao final do processo, os participantes formarão o banco de gestores escolares da Secretaria de Estado de Educação do Pará.  O edital do concurso pode ser acessado no link.

Texto: Marcelo Júnior/Ascom Seduc