Reunião da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Traça Planejamento para o Pará 2050

 

A primeira reunião da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Pará 2050 marcou um importante passo rumo ao alinhamento de ações entre os órgãos participantes. Realizado no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), em Belém, o encontro reuniu representantes para discutir os desafios e as prioridades visando o desenvolvimento sustentável do estado.

Durante o evento, realizado na quinta-feira, 8 de fevereiro, foi apresentado o plano Pará 2050, seus principais objetivos e os próximos passos em direção ao planejamento estratégico para a promoção de políticas de conservação e preservação ambiental. O objetivo é fortalecer a transição do estado para uma matriz econômica de baixas emissões, buscando o desenvolvimento social da população paraense.

O Pará 2050 é um plano de longo prazo voltado para promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável do estado até 2050. O programa visa promover o desenvolvimento e a justiça social no estado, garantindo a compatibilidade entre o planejamento do desenvolvimento estadual e o crescimento da produção e da renda da população das diversas regiões do estado.

Durante a reunião, Mariana Oliveira, representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), apresentou os objetivos estratégicos do Pará 2050, baseados em cinco eixos principais: redução da pobreza e das desigualdades regionais e de renda; regularização fundiária e ordenamento territorial; implantação de um novo modelo de desenvolvimento sustentável; entre outros.

Brenda Hachem, diretora de Planejamento Estratégico e Projetos Corporativos da Semas, destacou os eixos estratégicos de atuação da secretaria, com foco em bioeconomia, regeneração de floresta nativa, desenvolvimento do Sistema Jurisdicional de Redd+ do estado, entre outros.

Vitor Hugo Gomes, representante da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado (Codec), e Ticianny Santos, representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), também apresentaram as ações prioritárias de seus respectivos órgãos para o setor produtivo do estado.

As próximas reuniões, agendadas para os dias 16 e 23 de fevereiro, darão continuidade à apresentação do planejamento estratégico das instituições participantes, incluindo a discussão dos principais produtos do plano, como a Agenda Estratégica 2024-2030 e o Plano de Ação 2024-2027.