Prosap Parauapebas avança em mais de 50% das obras do Parque dos Minérios

 

O Projeto de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) está transformando o cenário urbano de Parauapebas com uma obra grandiosa e multifacetada: o Parque dos Minérios. Superando em escala as áreas dos Parques dos Ipês e do Complexo Turístico, este novo empreendimento abrange aproximadamente 200 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de espaços de lazer, esportes e contemplação para os moradores do bairro Minérios.

O coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas, Cleverland Carvalho, destaca a importância não apenas das instalações de lazer, mas também das obras de saneamento básico integradas ao Projeto Lajeado, que visa revitalizar o Igarapé Lajeado. Com sistemas de micro e macrodrenagem e esgotamento sanitário em construção, a obra não apenas promove o bem-estar social, mas também contribui para a saúde pública e a redução de alagamentos na região.

Parte integrante da segunda fase do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Lajeado, o Parque dos Minérios oferecerá uma variedade de comodidades, incluindo a primeira quadra pública de tênis da cidade, mirante com praça de alimentação, parques infantis, quadras esportivas, áreas para caminhada e ciclovias, entre outros. Com cerca de 50% das obras já concluídas, o engenheiro civil do Prosap, Cairo Prudente, ressalta que a infraestrutura básica está praticamente finalizada, com a iluminação e o paisagismo em andamento.

Além disso, para garantir a segurança dos moradores que transitam entre a Unidade Básica de Saúde e a Escola Fernando Pessoa, está sendo finalizada uma via de 150 metros de extensão. Essa via, proposta após consultas com a comunidade, visa oferecer uma passagem segura, mesmo durante a execução da obra.

O compromisso com a acessibilidade também está presente, com rampas sendo construídas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência (PCD) a todos os ambientes do parque. Com previsão de conclusão até dezembro de 2024, o Parque dos Minérios promete ser um marco na qualidade de vida e na infraestrutura urbana de Parauapebas.