Projeto de Previdência Municipal de Belém celebra e acolhe novos aposentados


 

A Prefeitura de Belém, através do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), lançou um inovador projeto de Educação Previdenciária na terça-feira (26). O projeto, intitulado “O Futuro Chegou”, foi concebido pela presidente do IPMB, Edna D’Araújo, com o objetivo de acolher, celebrar, dar as boas-vindas e fornecer várias orientações aos servidores municipais recentemente aposentados, auxiliando-os na transição para esta nova fase de suas vidas.

O evento, realizado no auditório “Dr. Germano da Silveira Ramos” do IPMB, contou com a presença de aposentados que tiveram seus benefícios concedidos entre janeiro e março deste ano. Eles receberam informações sobre a estrutura e funcionamento do Instituto, seus direitos e deveres, o aplicativo Meu RPPS, os serviços oferecidos pela autarquia previdenciária e outros projetos disponíveis para os segurados, como “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria” e “A Previdência é Nossa”.

Edna D’Araújo, presidente do IPMB, juntamente com Valeria Fidellis, procuradora-chefe da Procuradoria Jurídica, e as diretoras Rosa Claudia Pereira e Sulamita Rodrigues, dos Departamentos de Previdência e Administração e Finanças respectivamente, entregaram certificados de reconhecimento em agradecimento aos anos de serviço público dedicados à sociedade. “É muito gratificante recebê-los e, a partir de agora, vamos acolher todos os meses nossos novos aposentados, porque o futuro chegou”, ressaltou Edna D’Araújo.

Clenice Soares, coordenadora do projeto, explicou que a iniciativa visa acolher os novos aposentados de forma calorosa, humanizada e valorizando os servidores por seus anos de serviço público. “Assim, proporcionamos aos recém-aposentados a oportunidade de conhecer e se integrar à sua nova casa, que é o IPMB”, disse. Ela enfatizou que o projeto também busca fortalecer o vínculo dos segurados com o novo ambiente institucional, onde buscarão atendimento para resolver questões relacionadas à aposentadoria e outros serviços oferecidos pelo Instituto.

O evento também contou com uma palestra da assistente social Heloisa Pinto, que apresentou o projeto Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria, falou sobre os direitos e deveres da pessoa idosa e distribuiu exemplares do Estatuto da Pessoa Idosa. Em seguida, Dhony Vale, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação do Instituto, falou sobre o aplicativo Meu RPPS, uma ferramenta tecnológica que atualmente oferece 13 serviços digitais aos aposentados e demais segurados da Previdência Municipal.

Os novos aposentados elogiaram o projeto. Maria de Fátima Costa, aposentada, agradeceu pelas homenagens e elogiou o novo projeto do IPMB. “Estou muito feliz com a chegada do momento mais esperado da minha vida, a aposentadoria, e não esperava uma recepção tão maravilhosa”, disse. Para a professora aposentada Catarina Cena, o evento marcou o encerramento de sua carreira profissional como educadora com chave de ouro. “Sem dúvida, estou me sentindo realizada e sou muito grata a todos os meus colegas com quem convivi lado a lado, sem competição, mas sim acrescentando”, comemorou.

Berttila Gaspar, também aposentada, destacou a importância do projeto por valorizar os novos segurados previdenciários. “Estou me sentindo muito feliz e valorizada. Foram 30 anos de muito trabalho como professora de Educação Física. Fiquei até surpresa com um evento como esse e só tenho a agradecer a Deus por estar aposentada, com saúde. Esse período (aposentadoria) está sendo o mais feliz da minha vida”, celebrou.