Prefeitura de Parauapebas Investe em Turismo e Qualifica Turma no Curso de Condutor de Trilhas

 

Vinte e cinco alunos do curso “Condutor de Trilhas e Caminhadas” embarcaram em uma jornada única, imersos na natureza exuberante da Base Gavião Real, situada no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos. Durante seis dias, eles serão treinados para se tornarem condutores ambientais qualificados, impulsionando o ecoturismo na região e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

O curso, que teve início nesta segunda-feira, 8 de abril, e seguirá até o próximo dia 19, é dividido em duas etapas distintas. A primeira ocorre na floresta, abrangendo técnicas de primeiros socorros, conceitos básicos de turismo e habilidades de condução. Já a segunda parte enfoca o treinamento em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar, em área urbana, no Complexo Turístico.

Para o turismólogo e instrutor Deoclécio Júnior, é essencial que os alunos compreendam a importância do turismo sustentável e se tornem agentes ativos na promoção de uma atividade turística inclusiva e participativa.

“É fundamental que eles se percebam como impulsionadores do turismo, colaborando com a prefeitura para o sucesso dessa empreitada. Desejamos que Parauapebas se destaque como um destino turístico único e diferenciado”, comenta Júnior, que faz parte da equipe do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio).

A aluna Leidiane Keelen Fernandes expressa sua gratidão pela oportunidade de participar do curso e desfrutar da natureza exuberante da região.

“Estou muito animada e minhas expectativas são as melhores possíveis. Acredito muito no potencial do turismo para a economia de Parauapebas”, comemora.

Após o período de aulas teóricas e práticas, os novos condutores receberão capacitação mensal e terão a oportunidade de frequentar um curso de inglês gratuito por 12 meses.

“Nosso objetivo é formar condutores bilíngues, profundos conhecedores da história do município. A Secretaria Municipal de Turismo está empenhada em oferecer todo o suporte necessário para a qualificação desses alunos”, destaca Marcos Alexandre Gonçalves, titular da Semtur.

O curso “Condutor de Trilhas e Caminhadas” é uma iniciativa da prefeitura, em parceria com o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“O turismo é uma alternativa econômica promissora para Parauapebas, e a prefeitura tem sido uma parceira fundamental nesse processo de desenvolvimento”, destaca Vítor Garcia, coordenador de Uso Público do ICMBio.