Prefeitura de Belém organiza plano de segurança viária para as procissões da Semana Santa

 

A Prefeitura de Belém, em colaboração com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), está organizando um plano de segurança viária para as procissões da Semana Santa. O objetivo é orientar os motoristas para manter a fluidez do trânsito nas rotas das procissões e assegurar a segurança dos fiéis que participarão dos eventos da Arquidiocese de Belém.

A Operação Semana Santa contará com o apoio de 18 agentes e nove veículos. Durante as procissões, os agentes realizarão os bloqueios necessários para garantir a segurança dos fiéis. As vias serão reabertas à medida que as procissões avançarem.

Agenda das Procissões

As procissões começam na quarta-feira, dia 27. A partir das 19h, os agentes da Semob estarão direcionando o trânsito para a Procissão Fuga do Senhor. A procissão partirá da Catedral Metropolitana de Belém, passando por várias ruas, até chegar à Basílica Santuário, na avenida Nazaré. Na quinta-feira, dia 28, os agentes estarão presentes na Praça Frei Caetano Brandão durante a Missa do Crisma, que percorrerá o trajeto entre a Igreja de Santo Alexandre e a Catedral de Belém.

Na sexta-feira, dia 29, a partir das 7h, as equipes de agentes de trânsito estarão na Basílica Santuário para o início da Procissão do Senhor dos Passos, e também na Igreja de São João Batista, de onde partirá a Procissão Nossa Senhora das Dores.

Às 18h de sexta-feira, as equipes da Semob estarão presentes durante a Procissão do Senhor Morto, que começará na Catedral Metropolitana de Belém.

Malhação de Judas

Ainda na sexta-feira, dia 29, a partir das 19h, começará a Malhação de Judas. O evento ocorrerá na Rua Fernando Guilhon e na Passagem Teixeira, onde o trânsito será interditado das 18h de sexta-feira até às 12h de sábado, dia 30.

Fiscalização

A região de Mosqueiro também receberá reforço na fiscalização e orientação nos acessos às praias para garantir a fluidez no trânsito e evitar estacionamento irregular. A fiscalização será intensificada em locais de grande movimentação de veículos e pessoas, como próximo ao Caramanchão do Chapéu Virado e Farol e à Vila.