Governadores da Amazônia definem prioridades para 2024: meio ambiente, segurança e educação

 

Helder Barbalho, governador do Pará, foi reeleito unânime como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL). Na segunda-feira (5), ele liderou uma reunião com outros governadores para estabelecer as prioridades para este ano.

As prioridades definidas incluem a regulamentação do mercado de carbono e suas oportunidades para a preservação da Amazônia, os preparativos para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) que ocorrerá em Belém em 2025, além de progressos na regulamentação fundiária e uso do solo.

Os governadores também priorizaram o desenvolvimento de iniciativas para avançar na área educacional, incluindo a educação ambiental, e ações conjuntas na área de segurança pública. No final da reunião, Barbalho expressou sua gratidão aos outros líderes estaduais pela oportunidade de continuar liderando a CAL.

Barbalho afirmou: “É uma grande honra poder presidir o Consórcio por mais um ano e colaborar com a nossa região, com a Amazônia, nesta agenda extraordinária de desenvolvimento sustentável. Tenho certeza que o Consórcio, junto com cada Estado, pode fazer muito por nós, amazônidas, por milhões de brasileiros que vivem na nossa região. Agradeço a confiança, e bora trabalhar”.

Foi decidido na reunião online dos governadores que o próximo Fórum de Governadores da Amazônia Legal ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril, em Rio Branco, capital do Acre.