Governador do Pará Destaca Carbono como Nova Commodity em Seminário sobre Meio Ambiente


O governador do Pará, Helder Barbalho, participou nesta segunda-feira (3) do seminário “Meio Ambiente: Resiliência Climática e Descarbonização”, organizado pelo jornal Folha de São Paulo. Durante o evento, realizado na capital paulista, Barbalho ressaltou os esforços do Pará em promover a bioeconomia como uma nova vertente socioeconômica, além de avançar em concessões para a recuperação de parques florestais e na comercialização de créditos de carbono.

Descarbonização e Controle do Desmatamento

Em sua apresentação, Helder Barbalho destacou que a estratégia de descarbonização do Pará envolve o controle rigoroso do desmatamento, apoiado por políticas públicas voltadas ao uso sustentável do solo. O governador enfatizou que a agenda do estado é transversal, combinando desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade ambiental.

“A agenda que o Governo do Pará está buscando envolve tratar o carbono como uma nova commodity. Estamos fortalecendo a agenda de concessões, seja para florestas, seja para a restauração da cobertura florestal. Além disso, estamos priorizando a bioeconomia como uma nova vocação para o Estado do Pará”, declarou Barbalho.

Aplicação dos Recursos de Créditos de Carbono

Helder Barbalho adiantou como o governo pretende aplicar os recursos obtidos com a venda de créditos de carbono. “Nosso objetivo é direcionar esses recursos para os povos da floresta, comunidades tradicionais, povos indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos e para a agricultura familiar. A menor parte dos recursos ficará com o ente público, o Estado”, explicou o governador.

Ele acrescentou que o Estado será obrigado a utilizar esses recursos exclusivamente em políticas de redução de emissões, continuando a jornada de descarbonização do Pará.

Seminário sobre Resiliência Climática e Descarbonização

O seminário, realizado na sede da Folha de São Paulo, promoveu debates essenciais sobre a resiliência das cidades e a eletrificação da frota de veículos, em um mundo profundamente afetado pelas mudanças climáticas. Além do governador Helder Barbalho, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participou por videoconferência. Também estiveram presentes o repórter especializado em meio ambiente da Folha, João Gabriel, e representantes da empresa BYD, além de técnicos e estudiosos do tema.

O evento destacou a importância de iniciativas integradas para enfrentar os desafios climáticos e promover um desenvolvimento sustentável, alinhando políticas públicas com a conservação ambiental e a valorização das comunidades locais.