A Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) desempenha um papel crucial na elaboração de pesquisas científicas que contribuem significativamente para a governança pública. No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, o Governo do Pará destaca o papel fundamental das servidoras públicas na produção de conhecimento científico, especialmente no campo da gestão.
Essas iniciativas são conduzidas através do Observatório de Governança Pública e do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (Ceppe), que atualmente conta com duas pesquisadoras engajadas em tempo integral.
Helenice Paiva, uma das pesquisadoras, está liderando um estudo sobre “O comportamento pró-ambiental no âmbito do serviço público”, aguardando aprovação do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa para iniciar o trabalho. Para Helenice, ver mulheres desempenhando um papel tão importante é um forte símbolo de empoderamento e reconhecimento profissional.
No VI Colóquio de Governança, evento anual organizado pelo Ceppe, as palestrantes principais foram mulheres especialistas em gestão pública e ambiental. A maioria dos trabalhos científicos apresentados no evento conta com a co-autoria ou autoria principal feminina, demonstrando o compromisso do governo em promover a participação feminina na pesquisa e na academia.
A servidora Adelaide Evangelista, aluna do curso de especialização em gestão pública, foi incentivada a submeter seu projeto de conclusão de curso para publicação em revistas científicas. Em 2023, seu trabalho foi publicado na RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar. Para Adelaide, essa oportunidade não apenas valoriza seu trabalho, mas também contribui para aprimorar a administração pública estadual.
A EGPA tem sido um espaço de igualdade de oportunidades, com cerca de 60% das últimas turmas de especialização compostas por servidoras públicas. Essa iniciativa é reconhecida como um esforço do governo para promover o desenvolvimento e o crescimento profissional das mulheres que atuam nos órgãos públicos.
O Observatório de Governança Pública e o Ceppe estão disponíveis para apoiar servidoras públicas envolvidas em pesquisas na área da gestão pública. Além disso, está em andamento o processo seletivo de artigos científicos para publicação na Revista Eletrônica EGPA – Gestão Pública, com detalhes disponíveis na edição Nº 35.699 do Diário Oficial do Estado.