Estado promove assistência, valorização e estrutura a PM do Pará


O Estado do Pará está reforçando a assistência e promovendo a valorização profissional da Polícia Militar. No prédio do Departamento-Geral de Pessoal (DGP), no Comando-Geral da Polícia Militar em Belém, mais de 13 mil atendimentos em saúde e assistência social foram registrados em um ano. Esses cuidados incluem tanto a saúde física quanto a emocional dos policiais.

Dilson Junior, comandante-geral da Polícia Militar do Pará, ressaltou a importância do novo prédio não apenas para os policiais de Belém, mas também para os do interior do Estado e suas famílias. Gerenciar quase 18 mil policiais na ativa e quase 10 mil veteranos é uma tarefa desafiadora, e o DGP desempenha um papel crucial na vida funcional desses profissionais.

Além dos serviços de saúde, o espaço oferece assistência habitacional por meio da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), garantindo benefícios como Auxílio Moradia para militares em situação de risco. O DGP está localizado na Avenida Augusto Montenegro, KM-09, nº 8401, bairro Parque Guajará, Icoaraci.

Quanto aos novos equipamentos, a Polícia Militar recebeu 3,5 mil armas, incluindo pistolas Beretta modelo APX Full Size – CAL. 40 e pistolas Beretta modelo APX Compact – CAL. 9mm. Além disso, foram entregues 3,5 mil coldres e 3,5 mil porta carregadores. Essas armas serão destinadas a municípios como Castanhal, Tucuruí, Redenção, Paragominas e outros.

Outra melhoria significativa é a entrega de 144 novas motocicletas modelo XRE 300 SAHARA para uso dos Comandos do Policiamento da Capital I e II (CPC I e II). Essas motocicletas fortalecerão as ações da PM em Belém, incluindo os distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro.

O soldado João Pedro Lages, que atua no Batalhão Águia, destacou que as novas motocicletas proporcionarão um serviço de maior qualidade e segurança para os cidadãos. Além disso, a Polícia Militar contará com 953 novos radiocomunicadores portáteis HT Motorola, que serão distribuídos nos municípios da Região Metropolitana de Belém, bem como em Santarém, Tucuruí, Tailândia, Capanema, Salinópolis, Barcarena, Cametá, Monte Alegre, Oriximiná, Alenquer, Almeirim, Juruti, Óbidos, Marabá, Castanhal, Santa Izabel, Vigia, Colares, São Caetano de Odivelas, Redenção, Paragominas, Itaituba e Conceição do Araguaia.

Essas melhorias visam fortalecer a atuação da Polícia Militar no Estado do Pará e garantir um serviço mais eficiente e seguro para a população.