Doação de sangue do fim de semana beneficiará mais de 3 mil pacientes no Pará

 

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu mais um fim de semana de campanhas de captação em suas unidades de coleta distribuídas por diversos municípios, nos dias 13 e 14. Essas campanhas externas resultaram na coleta de 861 bolsas de sangue, um gesto que irá beneficiar cerca de 3.444 pacientes em toda a rede de saúde estadual.

Na capital paraense, o Hemocentro coordenador, localizado no bairro de Batista Campos, juntamente com as unidades de coleta nos shoppings Castanheira e Metrópole, receberam aproximadamente 614 doadores, dos quais 469 realizaram suas doações. Destacando-se no sábado (13), a presença dos membros da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, cujo compromisso em abastecer os bancos de sangue do Estado foi evidente.

Oscar Filho, um dos coordenadores da Guarda presentes na campanha, expressou a importância desse gesto: “A ideia nossa hoje é tentar ajudar de alguma forma. Queremos dar esse exemplo, para que a comunidade possa doar”.

Outras regiões também contribuíram significativamente para esse nobre propósito. Os hemocentros regionais de Santarém, no oeste, e Castanhal, na região metropolitana de Belém, registraram 83 doações de sangue e 93 comparecimentos, enquanto as unidades de Altamira, no oeste, e Tucuruí, no sudeste, finalizaram suas campanhas regionais com 84 bolsas coletadas e 101 participantes.

Durante a ação na unidade de Altamira, Ana Larissa, aluna e representante da Academia Interfit, enfatizou a importância desse gesto: “Para mim, é muito importante justamente para salvar a vida de alguma pessoa que está precisando; é essencial. Ano passado eu vim doar, este ano também. E todo ano quero doar mais vezes ainda”.

Em Capanema, localizada no nordeste paraense, o núcleo de coleta registrou 73 doações e 82 comparecimentos. Durante a campanha interna no sábado, as equipes da unidade receberam caravanas voluntárias, incluindo um grupo de doadores dos municípios de Salinópolis e Tracuateua, na mesma região, além da parceria do Hospital de Capanema.

Por fim, a equipe do Hemocentro de Marabá, situado no sudeste do estado, encerrou sua campanha com 152 doações de sangue, 182 voluntários e 10 novos cadastros no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).